Marcenaria

Páginas: 6 (1349 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2013
As marcenarias brasileiras são um lugar perigoso para se trabalhar. Geralmente, as máquinas e ferramentas utilizadas não têm a proteção adequada contra acidentes. Quem diz isso é o técnico mecânico Manfred Pauls, há sete anos professor do Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (Cetmam), em São José dos Pinhais (PR). Ele sabe o que está falando - foi marceneiro por dez anos e possui umcurso alemão de especialização em marcenaria, inclusive com ênfase em segurança. "Sempre que dou cursos a marceneiros, peço para eles fazerem um dez com as mãos (mostrar os cinco dedos de cada mão). 70% não consegue, pois não têm todos os dedos, foram mutilados durante o trabalho", lembra.

Tornar as máquinas mais seguras é possível. Há uma série de dispositivos que reduzem bastante o número deacidentes. E qual o motivo para investir em segurança? Todo acidente de trabalho significa perda de dinheiro. Quer saber mais? Então, leia a entrevista com Manfred Pauls feita para a Revista Móbile Sob Medida.

Móbile Sob Medida - Qual o grau de segurança numa marcenaria típica brasileira?

Hanfred Pauls - Muito baixo. Os equipamentos, em geral, têm tecnologia ultrapassada. O setor demarcenaria no Brasil pouco se desenvolveu, parte por culpa do mercado consumidor e da falta de fiscalização do Ministério do Trabalho. E, comparadas com o que há no exterior, as máquinas brasileiras são mais simples. O desenvolvimento da marcenaria no País também é lento. É uma indústria que passa de pai para filho. Em geral, as duas gerações têm pouca instrução. Quando se vai conversar com um marceneirosobre segurança, ou mesmo sobre o modo como ele trabalha, a resposta é sempre a mesma: "há 30 anos faço deste jeito, por que agora alguém vem me dizer para fazer diferente?". O marceneiro é resistente a novidades, a novos conceitos. Também por causa disso, os equipamentos acabaram ficando parados no tempo. Além disso, houve uma evolução muito grande na tecnologia de corte - temos ferramentas quecortam muito bem, mas não houve desenvolvimento equivalente na segurança. Isso faz com que as ferramentas na marcenaria sejam extremamente perigosas.

Móbile Sob Medida - O número de acidentes em marcenarias é grande?

Pauls - A maioria das máquinas oferece um risco substancial. E o número de acidentes é grande. Sempre que dou cursos a marceneiros, peço para eles fazerem um dez com as mãos(mostrar os cinco dedos de cada mão). 70% não consegue, pois não tem todos os dedos, foram mutilados durante o trabalho. O que causa o acidente é a rotina, a operação que se repete no dia-a-dia, que se torna mecânica. O marceneiro distrai-se durante o trabalho, puxa conversa com um colega e, aí, acontece o acidente. Neste momento, os equipamentos de segurança são fundamentais. O marceneiro não vaicolocar a mão na serra circular, por exemplo, quando estiver atento. Vai fazer isso quando virar para o lado para ouvir a piada que o colega está contando. Se houver uma proteção na serra, ele não consegue por a mão nela. Se não houver, ele até poderá perder a mão inteira.

Sob Medida - Quais são as máquinas mais perigosas, mais sujeitas a acidentes?

Pauls - O maior número de acidentes emmáquinas para madeira ocorre na serra circular, utilizada para um grande volume de trabalho na marcenaria. Mas, deve-se ter em mente que essa máquina é utilizada também em obras de construção civil, e os números incluem essa situação. Não se concebe uma marcenaria ou uma obra sem uma serra circular. Por isso, cerca de 50% dos acidentes em máquinas para madeira acontecem com esse equipamento.

SobMedida - E quanto à tupia, é muito perigosa?

Pauls - A tupia é uma máquina em que o acidente é de proporções mais graves. Ela mutila mais, por causa das ferramentas que são utilizadas nas marcenarias. Essas ferramentas não são adequadas para o que chamamos de avanço manual - quando o operador conduz a peça com as mãos durante o corte. Há, ainda, o avanço automático - quando o operador utiliza...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marcenaria
  • marcenarias
  • marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria
  • Marcenaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!