Mappin - empreendedorismo

Páginas: 5 (1121 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015






TÍTULO












1. Introdução
A história do comércio no Brasil iniciou-se há muitos anos e deve-se ressaltar que esta trajetória está intimamente ligada à história do povoamento do país. A primeira forma de comércio de que se tem notícia em terras brasileiras existiu sob a forma do escambo. Era como os primeiros exploradores utilizavam a mão-de-obra indígena para a derrubada das imensasárvores de pau-brasil, nossa primeira riqueza, em troca de quinquilharias e bugigangas (VAROTTO, 2006).
O comércio propriamente dito nasceu com as formações populacionais nas primeiras vilas litorâneas, orientado quase que totalmente para a exportação, tendo como principal mercadoria o açúcar. Com o passar dos anos, este tipo de comércio mais rudimentar evoluiu extraordinariamente e, com isso, aspequenas empresas foram criadas juntamente com o crescimento industrial.
O processo de industrialização foi acompanhado pela crescente urbanização, com o grande crescimento das cidades, principalmente São Paulo, que em 1920 já contava com 3.629 estabelecimentos industriais e 203.729 operários (VAROTTO, 2006). Foi nesta época que houve a criação da primeira grande loja de departamentos de SãoPaulo, o Mappin.
Mappin foi uma loja de departamentos tradicional do Brasil, com sede na cidade de São Paulo. Foi fundada em 1774 na cidade de Sheffield, na Inglaterra e trazida, posteriormente, para o Brasil pelos irmãos Walter John Mappin e Herbert Joseph Mappin. Sua fundação no Brasil ocorreu em 29 de Novembro de 1913 e, pode-se dizer que, entre os anos 40 e 50, o Mappin era o ponto de encontro daelite paulistana. Antecipou o "conceito" de shopping center, reunindo produtos de diversos tipos em um único local.
Figura 1 – Tradicional loja do Mappin na Praça Ramos de Azevedo

Fonte: http://www.universovarejo.com.br/
A loja na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital, se tornou referência da marca. Além disso, foi a propulsora do crediário e responsável pela inovação na área ao colocaretiquetas com os preços nas vitrines (SANTOS; COSTA, 1997).
Como se pode verificar, os fundadores foram extremamente empreendedores quando optaram pela criação desta grande empresa. De acordo com Bel Pesce (2012), iniciativa é uma das características mais poderosas que alguém pode ter. Segundo a autora, não se deve ter medo de pensar de modo diferente ou iniciar grandes projetos. Portanto, com aabsoluta certeza, a iniciativa associada à inovação foi essencial para o sucesso daquela grande loja. Deve-se ressaltar que, para a época em que viviam, o conceito de “loja de departamentos” foi algo além do que as pessoas esperavam. A empresa tinha como objetivo a comercialização de produtos com enfoque no oferecimento de preços mais baixos que as lojas tradicionais e com ênfase em produtossazonais (SANTOS; COSTA, 1997).
No entanto, todo este sucesso teve fim no ano de 1999 depois de ter sido mal administrada por Ricardo Mansur. Teve falência decretada junto com as lojas Mesbla que havia sido incorporada ao Mappin em 1996.
Ricardo Mansur, último proprietário da rede, estaria supostamente interessado em reabrir o Mappin em 2009, mas em 12 de novembro 2009 aconteceu um leilão e a marcaMappin foi avaliada em R$ 12 milhões. A rede Lojas Marabráz arrematou por menos da metade do preço.
É difícil imaginar de uma empresa que obteve tanto lucro e sucesso pode falir, mas este fato é mais comum do que imaginamos. Além do Mappin, outros grandes estabelecimentos já passaram por este processo de falência. Outra tradicional loja de departamentos e variedades, as Lojas Brasileiras, tambémencerrou suas atividades no ano de 1999. A companhia possuía 63 lojas espalhadas pelo Brasil.
As Lojas Arapuã, a qual disputava mercado com Ponto Frio, Casas Bahia e outras lojas de varejo viu seu império de 300 lojas sumir após muitas dificuldades financeiras e atraso no pagamento de fornecedores.
Portanto, fica evidente que nenhuma empresa está livre da falência ou dificuldades financeiras....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mappin
  • mappin
  • Mappin Store
  • Resenha Mappin
  • Trabalho Lojas Mappin
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!