O INSTITUTO ESALEN

Páginas: 13 (3169 palavras) Publicado: 18 de julho de 2015




INTRODUÇÃO

Iniciamos este trabalho sobre o Instituto Esalen fazendo uma breve descrição da sua fundação e origem e explicando qual o papel da psicologia Gestalt no Instituto.
Abordaremos quais as disciplinas alternativas dadas neste Instituto, bem como os tratamentos propostos.
Falaremos também dos diversos pesquisadores e pensadores que contribuíram para a diversidade das disciplinas, bemcomo qual a técnica de massagem existente no Instituto.
Em conclusão, apresentaremos alguns dos tipos de tratamentos usados.
















FUNDAÇÃO E ORIGEM

Fundado em 1962 em Big Sur na Califórnia, por Michael Murphy e Richard Price, Esalen é o berço do movimento do potencial humano.
A sua denominação é oriunda da tribo indígena dos “Esselen”, que viveu naquela região durante váriosséculos e cujas terras foram subterradas sob a construção do Instituto.
Pensa-se que estes povos foram atraídos a este local, pela qualidade das fontes termais aí existentes e que foram utilizados para a cura de várias doenças de pele.
Para os “Esselen”, o mundo espiritual e o mundo físico eram inseparáveis e o bem-estar da tribo, bem como do mundo natural, que era considerado o bem mais elevado.
OInstituto Esalen é um Centro Educacional multidisciplinar, criador, divulgador e praticante de terapias naturais e holísticas, além do culto da meditação e de estudos de filosofia e psicologia. Esalen possui importantes avanços nos campos da psicologia Gestalt à física nuclear, da filosofia à economia, do trabalho do corpo à diplomacia cidadã.
O Instituto Esalen foi o berço da corrente New Age, naqual foram criadas inúmeras terapias que combinavam filosofias, assim como práticas orientais e ocidentais.

GESTALT EM ESALEN

Desde sempre o Instituto Esalen foi líder na aplicação do modelo da psicologia Gestalt integrando e interligando o crescimento ao longo da vida pessoal, educação integral, e vida comunitária. Baseado numa extensa pesquisa, o modelo Gestalt foi o primeiro a estabelecercientificamente que a nossa percepção e o nosso entendimento do mundo é um processo construtivo ativo, profundamente condicionado pela emoção, expectativa, forma de realização, relacionamentos e cultura.
Isto significa que a nossa experiência do mundo é sempre experimental e um processo interpretativo, sempre aberto a perspectivas e entendimentos maiores e mais profundos.
Da mesma forma, Gestalt foitambém pioneira no nosso entendimento contemporâneo de que "coração, mente, corpo, espírito e relacionamento" são dimensões inseparáveis ​​da nossa experiência humana.
Esta prática começa com a nossa própria consciência, a consciência dos outros, a consciência de relacionamento e suporte no nosso campo experimental compartilhado. Nesta visão nós somos cada um responsável pelos significados eexperiências que criamos e, ao mesmo tempo co-responsáveis pelas condições de segurança e apoio para os outros. À medida que crescemos juntos a nossa capacidade de assumir a responsabilidade e apoiar os outros, e a nossa própria capacidade para armazenar mais complexidade e diversidade em nossas próprias perspetivas continua a evoluir.

PESQUISADORES E PENSADORES

Foram muitos os pensadores quepassaram pelo instituto, trazendo para o mundo as suas ideias e convicções.
Foram destacados os filósofos Aldous Huxley, Gerald Heard e Alan Warts, os psicólogos humanísticos Abraham Maslow, Carl Rogers e Rollo May, os pensadores Arnold Toynbee, Paul Tillich e Lancelot White, os psicoterapeutas Fritz Pearls e Will Schutz e o grande divulgador do Eneagrama Claudio Naranjo.
Como criadores do MétodoRespiração Holotrópica, destacaram-se Cristina e Stanislaw Grof além de Ida Rolf (criadora do Rolfing), Milton Traeger, Moshé Feldenkrais (criador do Método Feldenkrais para a flexibilização dos hábitos posturais), Alexander Lowen e John Pierrakos (criadores da Análise Bioenergética), que, em conjunto com Charlotte Selver, participaram na criação da Massagem Esalen ou Californiana.
O psicólogo e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Instituto
  • Institutos
  • Instituto
  • instituto
  • Instituto
  • Instituto
  • instituto
  • Instituto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!