mapa de risco

Páginas: 14 (3252 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2013
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS


















PRATICAS DE GESTÃO DE RISCO
NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA
























Itajaí/SC
Fevereiro/2013












PRATICAS DE GESTÃO DE RISCO
NUMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICA







ProjetoIntegrador de Valores Humanos, orientado pela Professora Kátia Cristina Reimer Siedschlag, do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, submetido ao Instituto Superior Tupy, para obtenção de nota final na disciplina de Projeto Integrador de Valores Humanos.















ITAJAÍ/SC
Fevereiro/2013


SUMÁRIO



1. INTRODUÇÃO 05

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 06
2.1 GESTÃO DERISCOS. O QUE É? 06
2.2 – INCIDENTE, ACIDENTE DE TRABALHO e EXPOSIÇÃO AO RISCO
06
2.3 - SEGURANÇA E SAÚDE NAS ESCOLAS 08
2.5 MAPA DE RISCOS: UM MÉTODO EFICAZ NA GESTÃO DE RISCOS 09

3. DESENVOLVIMENTO 10
3.1 ´´P 11
3.1.1 - Dados da organização 11
3.1.2 – Estatística de Acidentes nos últimos 12
3.1.3 - Pontos fracos e pontos fortes 12
3.1.4 - Ameaças e oportunidades 13

3.2 MAPADE RISCOS: SINALIZANDO LOCAIS DE RISCO NA ESCOLA 12

4. CONCLUSÃO 17

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

6. ANEXOS 19








1. INTRODUÇÃO


A preocupação em assegurar desempenho e qualidade nas políticas de Segurança Meio Ambiente e Saúde é frequente nos dias atuais. O zelo por manter a segurança dos trabalhadores na execução de suas tarefas, a preservação do meioambiente e a saúde dos colaboradores através de políticas específicas vêm ganhando grande importância com o passar dos anos, sendo hoje prioritária a adoção de diretrizes e medidas que analisem, quantifiquem e programem a melhoria nas condições de trabalho.

Queremos tratar neste Projeto da gestão de riscos, como uma das atribuições do gestor de Segurança e Saúde do Trabalho, que além de ser umagente multiplicador da cultura de prevenção é também um usuário dos conceitos e terminologias adotadas em normas técnicas e nas melhores práticas de gestão utilizadas pelo mercado em busca da sustentabilidade, preservação do meio ambiente e excelência.

A identificação de riscos é, indubitavelmente, a mais importante das responsabilidades da Gestão de Riscos. É o processo através do qual,contínua e sistematicamente, são identificadas perdas potenciais (a pessoas, à propriedade e por responsabilidade da empresa), ou seja, situações de risco de acidentes que podem afetar a organização. Para cumprir melhor esta tarefa, o gerente de riscos, antes de tudo, deve obter informações que lhe permitam conhecer em profundidade a empresa.

Por trabalharmos numa instituição educacional, surgiu aidéia de realizarmos um levantamento dos riscos aos quais podemos estar expostos no nosso próprio ambiente de trabalho, e para nossa surpresa, descobrimos que nossa escola tem sim a necessidade de uma gestão que se preocupe com a segurança dos seus trabalhadores, professores, alunos e colaboradores.

“A segurança no trabalho, apesar de ser um tema muito abordado no mundo corporativo, ainda édeixado de lado nas escolas primárias e secundárias. Podem-se perguntar: Escolas? Mas porque segurança do trabalho em escolas?
Ora, acidentes no trabalho podem acontecer nesses locais também. Os professores e alunos estão sujeitos a agentes biológicos ou ambientais como ruídos, por exemplo.
De fato, escolas próximas de avenidas e ruas de grande fluxo de veículos sofrem com o barulhoexcessivo, comum nos grandes centros urbanos, certo? Ok, mas o que poderia ser feito para minimizar essa situação? (...) é bom lembrar que na NR-17, em seu item 17.5.2 recomenda que o nível de ruído aceitável para as atividades que exijam solicitação intelectual e de atenção constante seja de até 65 dB (A). Sendo assim, a realização de medições de ruído ambiental pode ajudar no controle do ruído...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mapa de risco
  • Mapa de Riscos
  • Mapa de risco
  • mapa de risco
  • mapa de risco
  • Mapa de Riscos
  • Mapa de risco
  • Mapa de riscos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!