manuel fonseca

Páginas: 5 (1175 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014

Introdução
Com este trabalho, pretendemos dar a conhecer como é a ação no conto “O retrato” de Manuel da Fonseca e, no fundo, estudá-la.
Esperemos que gostem e agradecemos que exponham as vossas dúvidas no final da nossa apresentação.

Desenvolvimento
Para podermos iniciar o estudo do conto analisado, devemos compreender a definição de texto narrativo, pois só assim nos é possível aperceção total do mesmo.
Assim sendo, tomámos conhecimento de que o conto é um género do modo narrativo, que se distingue de tantos outros pela sua reduzida extensão. Sendo uma narrativa curta, o conto apresenta algumas características estruturais como o pequeno número de personagens (neste caso, a personagem principal, o seu pai e o senhor Rodrigo, o fotógrafo), a concentração no espaço e no tempo ea linearidade e unidade de ação.
Foquemo-nos agora na Ação:
Por ação, entendemos o conjunto de acontecimentos que se desenrolam em determinados espaços e ao longo de um período de tempo mais ou menos extenso.
Relevo
Central - constituído pelos acontecimentos principais, ou seja, acontecimentos de maior relevo. Ex: “Certa manhã,…Fiz.”
Secundária - constituída pelos acontecimentos menosrelevantes de menor relevo mas que contribuem para a valorização da ação central, pois permitem identificar situações ou valores e compreender contextos sejam sociais, culturais, ideológicos, etc….Ex: “Nada mais havia a replicar…nas nossas relações”.
Delimitação
Há dois tipos de delimitação ou narrativa: aberta e fechada.
A aberta é caracterizada pelo facto de o desfecho da história ficar emsuspenso, isto é, a ação não é solucionada, fica à imaginação e critério do leitor.
A fechada é caracterizada pelo facto de o desenlace ser definitivo, conhecendo-se o destino de todas as personagens, isto é, a ação é solucionada até ao pormenor. Há resolução de dúvidas, expectativas, conflitos ou anseios acumulados no desenvolvimento da história.
Podemos assim concluir que o retrato apresenta umadelimitação fechada “Depois, quando dei por mim, estava em Beja, sozinho, estranho no meio daquela gente, e os professores gabavam-me o juízo e a aplicação ao estudo. Foi uma alegria para meus pais. Dela não comparticipei, pois não podia esquecer os meus amigos de infância, livres e felizes, lá no largo.” (l.179-182)
Neste último momento do conto sabemos o final, o que acontece, o destino dapersonagem, sabemos que a personagem fica triste por estar em Beja sozinha e por continuar a relembrar a sua infância, enquanto imagina os amigos, felizes, lá no largo e também que tirou a sua fotografia para a caderneta de identificação.
Poderemos, eventualmente, associar a uma narrativa aberta, apenas na medida que não sabemos o que vai acontecer no futuro à personagem. Não sabemos se ele fica comeste sentimento para o resto da vida, ou se casa e é feliz para sempre.

Estrutura da Ação








A estrutura de uma narrativa caracteriza-se por uma situação inicial (introdução), um desenvolvimento (acontecimentos) e um desenlace (desfecho ou conclusão).
Podemos definir como introdução os primeiros onze parágrafos que são os seguintes: “Certa manhã, meu pai ordenou-me inesperadamente:- Diz a tua mãe que te vista o fato novo para ires tirar o retrato.
Admirei-me:
- Mas hoje não é dia dos meus anos...
- Pois não. Mas lá em Beja precisam de dois retratos teus. É para te identificarem.
- Identificarem?
- Sim. Para saberem que és tu e não outro.
- Não percebo - recomecei, desconfiado.
- Como podem eles supor que vai outro em meu lugar?
Daqui por diante, a conversacomplicou-se de tal modo que meu pai perdeu a serenidade; gritou-me:
- Faz o que te digo, rapaz!
Fiz. Nada mais havia a replicar quando meu pai me chamava rapaz. Era uma regra que, à custa de alguns sopapos, eu acabara por introduzir nas nossas relações. Respeitando a regra, fui, pois, a minha mãe, que me vestiu de ponto em branco.”
Delimitamos estes parágrafos como sendo a situação inicial, pois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Largo de Manuel da Fonseca
  • Luis Manuel Fonseca Pires
  • Manuel da Fonseca Cerromaior (Livro)
  • O fogo e as cinzas
  • Manuel Deodoro da Fonseca certo
  • Analise do Conto "A Torre de Má Hora"
  • Os presidentes da república: as políticas econômicas, de manuel deodoro da fonseca a dilma rousseff
  • manuel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!