Manual de instruções citroen 2cv

532 palavras 3 páginas
Trabalho com Movimentação Manual de Cargas | |
Aos movimentos envolvidos nas tarefas de movimentação manual de cargas podem aplicar-se os conhecimentos da biomecânica ocupacional que estuda os movimentos músculo-esqueletais.
Do estudo destes movimentos retiram-se conclusões quanto aos esforços a suportar pelas várias partes do corpo humano, com especial relevo para a coluna vertebral.
Na movimentação manual de cargas podem-se considerar dois tipos de funções: o levantamento e o transporte, cada um deles a exigir cuidados especiais.
No levantamento de cargas é necessário adoptar alguns cuidados, uma vez que a coluna vertebral é pouco resistente a forças que não se apliquem no seu eixo.

Figura 10 - Movimentação manual de cargas
Cuidados a ter no levantamento de pesos: * Em levantamentos frequentes limitar o máximo do peso a 20 kg; * Manter a carga na vertical e próximo do corpo; * Manter os pés afastados para evitar perdas de equilíbrio; * Manter as costas (a coluna vertical) o mais vertical possível flectindo as pernas; * Inclinar as costas e não curvar; * Evitar torções do corpo; * Não pegar cargas com as pontas dos dedos e utilizar pegas para toda a mão; * Não levantar as cargas a partir do solo mas sim de uma altura mínima de cerca de 50 cm; * Alternar posturas e movimentos.
No transporte de cargas devem adoptar-se os seguintes princípios: * Mecanizar sempre que possível, evitando a movimentação manual; * Limitar as cargas ou dividi-las se possível; * Utilizar equipamentos de transporte com rodas empurrando-os em vez de os puxar; * Evitar pesos numa só mão; distribuir as cargas pelos dois braços, mantendo o corpo equilibrado; * Manter a carga o mais junto ao corpo possível à altura da cintura, e a coluna vertebral direita.

Depois do transporte, no abaixamento e colocação das cargas também é necessário ter os mesmos cuidados: * Não depositar as cargas no chão mas a

Relacionados

  • Auditoria nos processos internos
    23190 palavras | 93 páginas