MANIFESTO COMUNISTA

Páginas: 7 (1502 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2013

RESENHA:
MANIFESTO DO PARTIDO COMUNISTA
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O manifesto do partido comunista. 2 ed. São Paulo: Martin Claret Ltda, 2000.
Karl Heinrich Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina moderna, atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. Idealizador de uma sociedade com umadistribuição de renda justa e equilibrada nasceu na data de 05 de maio de 1818, cursou Filosofia, Direito e História nas Universidades de Bonn e Berlim e foi um dos seguidores das ideias de Hegel. Friedrich Engels foi um teórico revolucionário alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi coautor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é oManifesto Do Partido Comunista, que foi redigido em 1948 na Europa. Alguns países do continente viviam uma crise política, econômica e social ferrenha, esta obra era um manual da revolução, que de certa forma repercutiu com muito sucesso desde então, tal obra passou a ser uma das mais lidas na história da humanidade, passando a ter uma forte influência nos movimentos sociais e políticos.
O livrode Marx e Engels se divide em quatro capítulos, que são eles: “Burgueses e Proletários”, “Proletários e Comunistas”, “Literatura Socialista e Comunista” e “Posição dos comunistas diante dos diversos partidos de oposição”.
No primeiro capítulo os autores relatam que em toda história da sociedade houve a luta de classes entre opressores e oprimidos, envolvidos numa batalha ininterrupta ora aberta,ora disfarçada, que terminou sempre com uma transformação revolucionária de toda sociedade ou com o declínio comum das classes em lutas. Cada vez mais se dividia em dois grandes campos inimigos totalmente opostos: burguesia e proletariado. Com a expansão marítima favorece ainda mais o rápido desenvolvimento do elemento revolucionário na decadência do feudalismo, tendo o poder político do Estadomoderno como um
comitê para administrar aos negócios comuns de toda classe burguesa. A burguesia transformou os laços que ligavam o ser humano a seus superiores em apenas interesse capitalista, no lugar da dignidade apenas valor de troca, do sentimento nas relações familiares reduziu em meras relações monetárias, obrigando os homens a encarar com sobriedade e sem ilusão sua posição na vida suasrelações recíprocas. Se instalando em toda parte do globo terrestre criando vínculos e arrastando para a civilização todas as nações até as bárbaras, sobre pena de extinção a não aceitação, criando o mundo a sua imagem e semelhança. Ela subordinou o campo à cidade, aglomerou a população, concentrou a propriedade em poucas mãos e centralizou os meios de produção. Os operários vivem apenas na medida emque encontram trabalho, com o objetivo de aumentar o capital dos opressores, pois com a divisão do trabalho tais operários se tornaram como mercadorias, perdendo todo caráter independente. São escravizados pela máquina, pelo capataz e, sobretudo pelo singular burguês fabricante em pessoa. Sua luta contra a burguesia começa com sua própria existência, no princípio lutam operários isolados, depoisde uma mesma fábrica, a seguir de um mesmo ramo da indústria numa dada localidade, contra os exploradores diretos. Dirigem seus ataques contra as relações burguesas de produção e dos próprios instrumentos de produção. Toda luta de classes é uma luta política. Reúnem-se para defender seus salários, fundam associações permanentes para estarem precavidos no caso de eventuais sublevações explodindo emrevoltas. De tempos em tempos os operários triunfam, mas é efêmero. Mas o verdadeiro resultado de suas lutas não é o êxito imediato, mas a união cada vez mais ampla dos operários. A burguesia produz, acima de tudo, seu próprio coveiro. Seu declínio e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.
No capítulo dois eles iniciam com a relação dos proletários com os comunistas que, em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesto comunista
  • manifesto comunista
  • Manifesto comunista
  • O manifesto comunista
  • manifesto comunista
  • Manifesto Comunista
  • Manifesto Comunista
  • Manifesto Comunista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!