mal estar na civ 1

Páginas: 3 (537 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
O MAL ESTAR DA CIVILIZAÇÃO
(CAP.8)

Freud utiliza-se bastante do conceito de felicidade, embora o texto não seja especificamente sobre isso. O autor discorre que o sentimento de culpa, pode sero maior problema da evolução cultural e que isso ocasiona a perda da felicidade, por cada vez mais, aumentar esse sentimento de culpa. Relaciona esse sentimento à consciência, onde, nos casosconsiderados como “comuns”, o sentimento de culpa é bastante perceptível na consciência.
Já nos casos de neuroses, o sentimento de culpa, tido como grande necessidade de punição (inconsciente), é o queestá presente no sujeito, e de certa forma, domina a vida do individuo. Alguns não percebem esse sentimento, e sentem apenas um mal estar quando não podem fazer determinadas coisas. Nesses casos, ossentimentos de culpa são inconscientes.
Posteriormente, o sentimento de culpa vai coincidir com o medo do Super-ego.
O sentimento de culpa se faz presente em diversas maneiras, como porexemplo na religião, onde se destaca o pecado, como maneira punitiva para o que for feito “indevidamente” de acordo com as crenças. “Pelo menos as religiões não desconheceram jamais o papel do sentimentode culpa na cultura. Elas pretendem — algo que não considerei em outro lugar — redimir a humanidade desse sentimento de culpa a que chamam pecado.” (p. 69)
O arrependimento, nada mais é do que areação do EU, quando há um sentimento de culpa e contém a sensação de angustia e pode ser a própria punição, ou a visão de necessidade dela.
Durante as investigações, surgiram algumas contradiçõespara Freud. Uma delas foi em relação ao próprio sentimento de culpa, onde era visto como conseqüência de agressões não realizadas, e em outra ocasião, conseqüência de agressões realizadas. Comovisto, antes o sentimento de culpa e o arrependimento eram praticamente a mesma coisa, posteriormente, é visto o arrependimento como algo relacionado a agressões já realizadas. Após alguns estudos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MAL ESTAR
  • Do ‘mal-estar na civilização’ ao mal-estar na organização: um percurso
  • O mal estar na civilização
  • O mal estar na civilizaçao
  • O mal-estar no trabalho
  • Resenha: o mal estar da civilização.
  • O mal estar na civilização
  • Resenha Mal estar na Civilização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!