Maitland

Páginas: 2 (303 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2014
O Método Maitland foi desenvolvido pelo fisioterapeuta australiano Geoffrey D. Maitland. É assim definido por seu tratamento não ser embasado apenas numa técnica de mobilização articular em si, massobre uma filosofia que engloba a avaliação e o tratamento, que defende o raciocínio clínico baseado principalmente nos achados clínicos.

Objetivos do Método Maitland
Esse método é utilizado paraaliviar dores e liberar com segurança determinadas estruturas, apresentando o objetivo de restaurar os movimentos e a amplitude de movimento normal, melhorando, assim, a função do indivíduo.

Otratamento está indicado para pacientes com disfunções neuromusculoesqueléticas (podendo estar envolvidas as articulações periféricas e/ou da coluna vertebral, além da articulação temporomandibular – ATM).Porém, essas técnicas são preferencialmente usadas para tratamento de disfunções da coluna vertebral.

A Anamnese no Maitland
A anamnese no Maitland deve ser sempre minuciosa, através de um examefísico detalhado, com avaliação dos sinais e sintomas. Ao utilizar a filosofia do Conceito Maitland, os fisioterapeutas são encorajados a formular e testar várias hipóteses a fim de encontrar omelhor método de tratamento para o paciente.

O exame físico compreende a aplicação de movimentos vertebrais oscilatórios passivos e acessórios nas articulações para tratar a dor e a rigidez de naturezamecânica. As técnicas procuram a restauração dos movimentos articulares e são classificados de acordo com a sua amplitude. Assim, as mobilizações podem ser classificadas em 5 graus.

Importânciapara a Terapia Manual
Geoff Maitland desenvolveu uma metodologia capaz de classificar as mobilizações articulares. Isto permitiu uma maior confiabilidade e registro adequado da técnica de mobilizaçãoempregada nos pacientes.

O grande impacto do conceito Maitland não reside nas técnicas, mas sim no processo de avaliação clínica meticulosa que permite, inclusive, que quaisquer outras modalidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maitland
  • MÉTODO MAITLAND
  • Conceitos de Maitland
  • Conceito de mulligan e maitland

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!