Magnetismo

Páginas: 4 (981 palavras) Publicado: 9 de março de 2014
Introdução

A guerra entre Japão e Rússia, é pouco conhecida, mas seu valor histórico é com toda a certeza enorme. Essa guerra gerou diversas consequências que posteriormente levaria a revoluções ecriação de países.


















A guerra russo-japonesa


O motivo

No fim do Século XIX, os Estados imperialistas começaram a lutar energicamente pelo predomínio noOceano Pacífico e pela partilha da China. Nesta luta a Rússia czarista também tomara parte. Em 1900, as tropas czaristas, em união com as tropas japonesas, alemãs, inglesas e francesas, reprimiram comindizível crueldade uma insurreição popular que estalara na China e que se dirigia contra os imperialistas estrangeiros. Anteriormente a isto, o governo czarista obrigara a China a entregar à Rússia apenínsula de Liao-tung, com a fortaleza de Porto-Artur. A Rússia arrancou, além disso, o direito de construir estradas de ferro em território e estendeu, no Norte da Mandchúria, uma linha férrea: aestrada de ferro da China Oriental, enviando tropas russas para defendê-la. A Mandchúria do Norte foi ocupada militarmente pela Rússia czarista. O czarismo ia se aproximando cautelosamente da Coréia. Aburguesia russa maquinava planos destinados a criar uma "Rússia Amarela" na Mandchúria.
Em suas anexações no Extremo-Oriente, o czarismo chocou com outra ave de rapina, o Japão, que se converterarapidamente num país imperialista e que também aspirava cravar sua garra no continente asiático, estendendo seus domínios, sobretudo, à custa da China. O Japão ambicionava também, como a Rússia czarista,apoderar-se da Coréia e da Mandchúria. Sonhava, além disso, já por aquela época, apoderar-se da ilha de Sakhalina e do Extremo-Oriente. A Inglaterra, que não via com bons olhos a consolidação daRússia czarista no Extremo-Oriente, se inclinava secretamente para o lado do Japão. Estava-se gestando a guerra russo-japonesa. O governo czarista via-se empurrado para ela pela grande burguesia, ávida...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!