magnetismo

Páginas: 5 (1109 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013


Magnetismo





Escola Estadual Nivo das Neves
Caldas Novas GO:
Professor: João Francisco
Aluna: Francislene Pereira Nº46
Disciplina: Física Serie: 3º ‘G
Tema:

Magnetismo


Sumário:
 
- O que é magnetismo
 
 
- O que é o campo magnético terrestre
 
 
- Reversões do campo magnético terrestre
 
 
- Relação entre o campo magnético e os polos
 
 
- A morte depessoas em consequência da diminuição do campo magnético da terra
 
 
- As influências do campo magnético terrestre
 
 
- O que aconteceria se o núcleo do planeta terra parasse de girar
 
 
 










Introdução:

 
Ao decorrer do trabalho irei explicar sobre o magnetismo, o campo magnético terrestre e como ele é chamado no espaço, o mecanismo responsável pelas reversõesmagnéticas, como o campo magnético influencia as rotas aéreas, os GPS, os pólos, a morte de pessoas com marca passo em consequência da diminuição do campo magnético da terra, e o que se supõe que aconteceria se o núcleo da terra parasse de girar.
 

























Desenvolvimento:
 
Em Física e demais ciências naturais, magnetismo é a denominação.
Milhares deanos. Outros cientistas propuseram que primeiro o associada ao fenômeno ou conjunto de fenômenos naturais relacionados à atração ou repulsão observada entre determinados objetos materiais - particularmente intensas aos nossos sentidos nos materiais ditos ímãs ou em materiais ditos (ferro) magnéticos - e ainda, em perspectiva moderna, entre tais materiais e condutores de correntes elétricas -especificamente entre tais materiais e portadores de carga elétrica em movimento - ou ainda a uma das parcelas da interação total (Força de Lorentz) que estabelecem entre si os portadores de carga elétrica quando em movimento - explicitamente a parcela que mostra-se nula na ausência de movimento de um dos dois, ou de ambos, no referencial adotado.
 
O campo magnético terrestre assemelha-se a um dipolomagnético com seus polos próximos aos polos da Terra. Uma linha imaginária traçada entre os polos sul e norte magnéticos apresenta uma inclinação de aproximadamente 11,3º relativa ao eixo de rotação da Terra. A teoria do dínamo é a mais aceita para explicar a origem do campo. Um campo magnético, genericamente, se estende infinitamente. Um campo magnético vai se tornando mais fraco com o aumento dadistância da sua fonte. Como o efeito do campo magnético terrestre se estende por várias dezenas de milhares de quilômetros, no espaço ele é chamado de magnetosfera da Terra. A localização dos polos não é estática, chegando a oscilar vários quilômetros por ano. Os dois polos oscilam independentemente um do outro e não estão em posição diretamente opostas no globo. Atualmente o polo sul magnéticodistancia-se mais do norte geográfico que o polo norte magnético do polo geográfico.
O mecanismo responsável pelas reversões magnéticas não é bem compreendido. Alguns cientistas produziram modelos para o centro da Terra, onde o campo magnético é apenas quase estável e os polos podem migrar espontaneamente de uma orientação para outra durante o curso de algumas centenas a alguns geodínamo para,espontaneamente ou através da ação de algum agente externo, como o impacto de um cometa, e então reinicia com o polo norte apontando para o norte ou para o sul. Quando o norte reaparece na direção oposta, interpretamos isso como uma reversão, enquanto parar e retornar na mesma direção é chamado excursão geomagnética.
 
As mortes em massa de pessoas que utilizam marca passo ocorrem devido adiminuição do campo magnético da terra, e quando isso acontece a radiação é mais intensa do que a normalmente ocorrida na terra, o que causa o mal funcionamento dos marca passos provocando a morte de várias pessoas.
Os pássaros perdem a direção e acabam batendo nos prédios e monumentos, por causa do campo magnético que ao ir diminuindo também causa o sumiço do pólo norte e sul. Outros animais também...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo
  • Magnetismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!