Obra Literaria
Titulo Original: Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events
Direção: Brad Silberling
Roteiro: Robert Gordon
Produção: DreamWorks, Paraumont Pictures e Nickelodeon Movies
Distriobuição: DreamWorks Home Entertainment
Ano: 2004
Avaliação: Bom Quando eu assisti Desventuras em Série no cinema, eu sabia que iria gostar só não imaginária que ele iria se tornar para mim, uma das adaptações literárias mais interessantes que já havia visto.
Logo no inicio o narrador Limony Snicket (Jude Law), com suas frases tristes e desanimadoras, deixa bem claro, que o filme, diferente de muitas obras dedicadas às crianças, não tem elfos, nem duendes e nem aquele clima feliz, que está presente na maioria das produções desse gênero, muito pelo contrário, mesmo que de maneira sutil, em Desventuras em Série, a melancolia, a depressão, a morte e o clima sombrio estão sempre presentes, dando aquele ar único a produção.
O filme é baseado na série de livros do autor Daniel Handler, que usa o pseudônimo de Limony Snicket e conta a história dos irmãos Baudelaire, Violet (Emily Browning), Klaus (Liam Aiken),Sunny (Kara e Shelby Hoffman). Depois da morte misteriosa de seus pais em um incêndio, eles vão morar com o seu tutor legal, o Conde Olaf (Jim Carrey), que é um péssimo ator de uma companhia de teatro, e seu único objetivo é se apossar da herança deixada pelos pais dos Baudelaire. Para conseguir isso, ele é capaz de tudo; mentir, fingir, sequestrar e até matar.
Além do Conde Olaf, existem outros tutores dos irmãos Baudelaire, como o gentil, Tio Monty (Billy Connolly) e a paranóica Tia Josephine (Meryl Streep).
Os Baudelaire passam por inúmeras armadilhas, preparadas pelo Conde Olaf, e para se safarem delas, cada um deles, usa sua habilidade especial, Violet, que é muito esperta, sempre que quer ter uma idéia amarra seu cabelo e inventa uma maneira de escapar, Klaus, que adora ler, usa seu vasto conhecimento, que adquiriu nos livros que leu,