Magnetismo e Eletromagnetismo

Páginas: 12 (2792 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014
Sumário














1. Introdução Teórica

1.1. Ímãs e magnetos
Um ímã é definido com um objeto capaz de provocar um campo magnético à sua volta e pode ser natural ou artificial.
Os Ímãs naturais foram encontrados na cidade de Magnésia na Grécia há 2 mil anos atrás, e citado por Platão, que são minerais com propriedades básicas vem de sua estrutura atômica, mas, como ela semagnetizou ainda é um mistério, uma teoria relativamente aceita que relâmpago atingiu a pedra e, a corrente elétrica dos raios a magnetizou. Esses ímãs são constituídos de magnetita (óxido de ferro, Fe3O4).
Primeiro uso da magnetita foi nas bussolas, a era do magnetismo começou em 1600 quando Hans Christian Orsted demonstra pela primeira vez que a terra é um “imã gigante” (fig.1) por isso abussola sempre aponta para o norte magnético quando uma corrente elétrica era ligada em um fio que estivesse próximo. Isto caracterizava que a eletricidade e o magnetismo eram fenômenos que tinham ligação entre si, descoberta esta que se tornou base para a teoria do eletromagnetismo e para as pesquisas que levaram à tecnologia para a fabricação do rádio, da televisão e, mais recentemente, das fibrasóticas.. James Maxwell, o matemático físico escocês reuniu observações de Orsted e Faraday entre outros e formulou leis capazes de descrever os fenômenos magnéticos. Foi este pesquisador que relacionou os efeitos do magnetismo com a eletricidade, dando origem aos estudos no campo de eletromagnetismo. As equações de Maxwell onde é base da boa parte da tecnologia moderna.
Ímãs artificiais essesímãs são obtidos a partir de um processo denominado imantação, que ocorre com substâncias ferromagnéticas. O processo de imantação ocorre quando colocamos um corpo ferromagnético no interior de uma bobina elétrica  ou de um solenoide onde passa uma corrente de grande intensidade, assim adquirindo um campo magnético, se tornando um ímã. A configuração atômica do um imã tem que apontar a maiorquantidade de elétrons em uma única direção para ocorrer o magnetismo. Em um imã todos os átomos trabalham em unissomos
Sempre que dividimos um ímã ao meio, ou tiramos um pedaço dele, ele sempre continuará tendo o seu campo magnético, ou seja, sempre terá os seus dois polos. 


Figura1. Linhas de campo magnético da terra
1.2. Campo Magnético
Uma carga móvel ou uma corrente elétrica cria umcampo magnético ao seu redor. Podemos representar qualquer campo magnético pelas linhas do campo magnético, do mesmo modo que foi apresentado o campo magnético da terra na (fig.1).
Assim como as linhas de campo elétrico, desenhamos apenas algumas linhas representativas (fig.2), de outro modo às linhas preencheriam todo o espaço (fig.3).


Figura 2. Linhas representativas do campo magnéticoFigura 3. Campo magnético.

1.3 Faraday

Indução eletromagnética foi descoberta por Michael Faraday (ela trata do fenômeno de indução).

Espira de corrente + campo magnético= torque
Torque + campo magnético= corrente

Trata-se de uma lei da física que quantifica a indução eletromagnética, que é o efeito da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob o efeito de um campomagnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante.
É à base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores. Essa Lei é derivada da união de diversos princípios de temo

1.4. Lenz

Em 1834, o físico russo Heinrich E. Lenz (1804-1865) define que a força eletromotriz é igual ao negativo da variação do fluxo magnético no interior da espira, assumindo aforma:
Segundo a lei de Lenz, qualquer corrente induzida tem um sentido tal que o campo magnético que ela gera se opõe à variação do fluxo magnético que a produziu. Havendo diminuição do fluxo magnético, a corrente criada gerará um campo magnético de mesmo sentido do fluxo magnético da fonte. Matematicamente, a lei de Lenz é expressa pelo sinal negativo que aparece na expressão da Lei de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Ferro Fluído: Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo, eletromagnetismo, ondas eletromagnética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!