Magnetismo e eletromagnetismo

Páginas: 10 (2370 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
Sebastião Toledo dos Santos – STS Colegião
Disciplina: Física
Professor (a): Ana Sônia
Turma: Matutino Turno: Vespertino
Trabalho de Física:
Magnetismo e
Eletromagnetismo
Débora Bortolatto de Bitencourt
Criciúma, 03 de Novembro de 2014.
Introdução
O magnetismo nada mais é do que uma área da física estuda os materiais magnéticos que tem a capacidade deatração e a repulsão de outros objetos. Já o eletromagnetismo é a área da física que estuda propriedades magnéticas e elétricas da matéria. A palavra magnetismo tem origem na Grécia antiga. Em uma cidade chamada Magnésia foi observado um minério com a propriedade de atrair objetos de ferro. A este minério foi dado o nome de magnetita. Seja qual for à versão verdadeira da origem da palavra, a magnetitaé um imã natural - um minério com propriedades magnéticas. Na natureza existem imãs que são rochas e que possuem a capacidade de atração, são as rochas magnéticas como a magnetita. Já, os imãs artificiais são criados por meio de ligas metálicas, eles podem ser encontrados nos imãs de geladeira ou mesmo na porta da geladeira, por exemplo. Geralmente, os imãs são usados em equipamentos eletrônicos eelétricos. O Magnetismo foi desenvolvido através de estudo das propriedades dos ímãs. Com a clássica experiência do físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1771-1851), que fez algumas experiências, acabou descobrindo o eletromagnetismo. Junto com Oersted, André-Marie Ampère, Michael Faraday, Heinrich Lenz, generalizaram os princípios da eletricidade, e James Clerk Maxwell finalizou os estudose chegou ao eletromagnetismo e suas propriedades.
Desenvolvimento
--Eletromagnetismo
O eletromagnetismo é a área da Física responsável por analisar e estudar as propriedades magnéticas e elétricas da matéria. Sobretudo, em particular, as relações entre tais propriedades. A lei do eletromagnetismo também é conhecida como lei de Faraday-Neumann-Lenz, ou lei da indução eletromagnética. Osefeitos dessa lei da produção de corrente elétrica em um circuito colocado sob efeito de um campo magnético variável ou por um circuito em movimento em um campo magnético constante, são a base do funcionamento dos alternadores, dínamos e transformadores.
Indução eletromagnética
Faraday descobriu que uma corrente elétrica era gerada ao posicionar um imã no interior de uma bobina de fio condutor.Deduziu que se movesse a bobina em relação ao imã obteria uma corrente elétrica contínua, efeito que após comprovado recebeu o nome de indução eletromagnética.
A indução eletromagnética é o princípio básico de funcionamento dos geradores e motores elétricos, sendo estes dois equipamentos iguais na sua concepção e diferentes apenas na sua utilização.
No gerador elétrico, a movimentação de uma bobina emrelação a um imã produz uma corrente elétrica, enquanto no motor elétrico uma corrente elétrica produz a movimentação de uma bobina em relação ao imã.
A indução eletromagnética é o fenômeno no qual um campo magnético variável produz em um circuito elétrico uma corrente elétrica chamada de corrente elétrica induzida.
Quando Oersted mostrou, através de experimentos, que uma corrente elétrica geraum campo magnético à sua volta, muitos físicos da época começaram a pensar no modo contrário, isto é, começaram a imaginar se um campo magnético poderia gerar uma corrente elétrica. A questão era saber como isso poderia ser feito, foi então que Faraday conseguiu provar que o inverso acontecia, isto é, Faraday provou que era possível um campo magnético gerar uma corrente elétrica.
Na época,acreditava-se que a corrente elétrica era um fluido e para conseguir explicar corretamente que um campo magnético gera uma corrente, Faraday teve que partir do princípio que algum tipo de movimento ou variação do campo magnético poderia provocar o movimento desse fluido. A partir desta hipótese Faraday descobriu a indução eletromagnética.
A situação da figura acima mostra o fator determinante na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Magnetismo e eletromagnetismo
  • Ferro Fluído: Magnetismo e Eletromagnetismo
  • Magnetismo, eletromagnetismo, ondas eletromagnética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!