Macunaima

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014
Macunaíma
Mário de Andrade
O livro Macunaíma fala sobre um menino chamado Macunaíma que nasce a beira de um rio, e é um menino muito preguiçoso. Desde pequeno levava mulheres para a mata para“Brincar” ou seja fazer sexo. E em uma dessas andanças ele acaba virando um príncipe lindo.
Por causa de suas travessuras sua mãe levou ele para dentro da mata e o abandonou, ele ficou desesperado e natentativa de sair dali encontrou o Curupira que armou uma armadilha para Macunaíma cair, mais Macunaíma escapa e segue tentando sair do meio da mata.
Depois de contar à cotia como enganou o monstro,ela joga calda de aipim envenenada nele, fazendo seu corpo crescer, com exceção da cabeça, que ele consegue desviar da calda.
Macunaíma faz sexo com Ci, a mãe do mato, que engravida dele e perde ofilho. Após a morte do filho, Ci dá a Macunaíma a muiraquitã uma espécie de talismã. E Ci acaba virando uma estrela no céu.
Macunaíma encontra o monstro Capei e luta com ele. Nessa briga ele perde otalismã que ganhou de Ci e fica sabendo que uma tartaruga encontrou e vendeu a Venceslau Pietro Pietra, um rico fazendeiro da cidade de São Paulo.
Ele acompanhado dos irmãos, vai para São Paulo, como objetivo de recuperar a pedra. Na cidade, descobre que Venceslau Pietro Pietra é o gigante Piaimã, devorador de gente que era amigo da Ceiuci, também apreciadora de carne humana.
Macunaímadisfarça-se de francesa para seduzir Piaimã para recuperar o talismã. Piaimã só daria a pedra a Macunaíma se dormisse com ele. Então Macunaíma saiu correndo por todo o Brasil.
Macunaíma vai ao Rio de Janeiroe encontra Vei, a deusa-sol. Ele promete a Vei que iria casar-se com uma de suas filhas. Na mesma noite Macunaíma faz sexo com uma portuguesa, enfurecendo a deusa. Ela manda um monstro pavoroso atrásdele, que foge deixando a portuguesa com o monstro.
Então resolve voltar a São Paulo, e ele escreve a “Carta pras Icamiabas”. Venceslau fica doente depois de uma briga e Macunaíma não tem como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • macunaíma
  • Macunaíma
  • macunaima
  • macunaima
  • macunaima
  • Macunaima
  • macunaíma
  • Macunaíma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!