Difusionismo

Páginas: 16 (3911 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014
Universidade de cuiabá









Difusionismo













Cuiabá
2014











Difusionismo




Professor






Cuiabá
2014
SUMÁRIO

1- Introdução
2- Como o Difusionismo surgiu?
3- Características do difusionismo
4- Descrição do Autor
5- Principaisobras
6- Conclusão
























1- Introdução


O objetivo do estudo foi a evolução da criação da construção da roda. Metodologia – Esse método tem sido usado para investigar inovações, traçando rotas até presumidos pontos de partida, localizando assim sua origem em culturas distintas e mapeando a história da cultura humana; veio em resposta ao evolucionismoe foi caracterizado pela anti- unilinearidade, ou seja, não admitia a reta constante e ascendente cultural defendida pelos evolucionistas.
A hipótese difusionista sustenta que os diversos povos terrestres receberam influências dos vizinhos e dos diversos contactos que estabeleceram ao longo da História e que a maior parte das inovações sociais, técnicas, mitos, entre outros, se propagaram pelasmigrações e pelos contactos estabelecidos entre os povos.
Partindo destas ideias, os defensores desta escola antropológica tentaram captar e explicar as forças que estariam na origem de uma cultura, bem como as leis que regiam a sua evolução e o significado deste processo no desenvolvimento histórico. Ao defenderem estas ideias, os difusionistas demonstraram que os povos ditos primitivos tinhamuma história própria, repleta de contactos e que não eram, tal como os adeptos da escola evolucionista defendiam, simples sobrevivências da civilização ocidental. Por outro lado, os autores desta escola revelaram e puseram em destaque o papel importante das migrações, das trocas, das fusões, das sínteses e de outros fenómenos culturais que se estabelecem entre as várias sociedades humanas. Contudo,subestimaram a capacidade criativa e inventiva do ser humano, deixando por esclarecer inúmeras diversidades culturais, e não souberam explicar por que razão existiam diversos aspetos culturais análogos em zonas tão distantes do planeta, quando não havia qualquer prova de ter existido contacto entre estas culturas ao longo da História. O movimento difusionista teve a sua origem na Europa, maisconcretamente na Alemanha e na Grã-Bretanha, e atravessou o oceano, tendo influenciado, ainda que de forma indireta, as ideias e os trabalhos dos antropólogos norte-americanos tais como Franz Boas e Kroeber.


2- Como o Difusionismo surgiu?

A antropologia difusionista veio em resposta ao evolucionismo e foi sua contemporânea. Foi caracterizada pela antiunilinearidade,ou seja, não admitia a retaconstante e ascendente cultural defendida pelos evolucionistas. Portanto, a cultura para o difusionismo era um mosaico de traços advindos de outras culturas precursoras com várias origens e histórias.
Teve início do sec XX: 1901 a 1911 ® fenômeno de difusão e dos contatos entre os povos. No início deste século havia dois difusionistas radicais: Rivers (o primeiro a declarar guerra contra oevolucionismo). W. Perry e Elliot Smith (difusionistas britânicos, discípulos de Rivers). Explicavam as diferenças e semelhanças culturais apelando a convenientes combinações de migrações, adições e mesclas. Smith desenvolveu a idéia de que todo o inventário cultural do mundo se formou no Egito. A idéia deles era que a difusão começou em um só ponto no leste (Egito), daí se irradiou para todo o mundo.A imagem associada ao difusionismo é a de uma pequena pedra que quando jogada na água provoca deslocamentos nesta em forma de ondas circulares, onde cada onda tem suas características e amplitudes. Essas idéias foram derrubadas pelas comprovações arqueológicas de que no mundo antigo as idéias originais em diferentes culturas eram mais freqüentes do que hoje em dia.
O difusionismo foi importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Difusionismo
  • Difusionismo
  • Difusionismo
  • difusionismo
  • Difusionismo e Evolucionismo
  • Evolucionismo Difusionismo Funcionalismo e Estruturalismo
  • Difusionismo Direito e Antropologia
  • ENSAIO SOBRE O DIFUSIONISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!