Bandung

Páginas: 9 (2025 palavras) Publicado: 3 de julho de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA III







A Conferência de Bandung










Integrantes:
Marília Closs - 201431
Renata Noronha - 207307
Conferência de Bandung 1955

O que foi?
A Conferência de Bandung foi uma reunião em 1955 na capital da Indonésia articulada a partir de uma outrareunião anterior em Colombo, no Ceilão. Patrocinada por Índia, Indonésia, Paquistão, Birmânia e Ceilão, marcou a primeira expressão do Terceiro Mundo em nível internacional.
O objetivo da reunião era promover a cooperação entre os países afro-asiáticos, tanto econômica, quanto cultural, criando uma oposição ao “neocolonialismo” dos Estados Unidos e da União Soviética. Os países também enfatizaram anecessidade de apoio ao desenvolvimento econômico, essencial para a consolidação do Terceiro Mundo no sistema internacional.

Causas
A Segunda Guerra Mundial afetou profundamente a periferia colonial, em termos políticos, econômicos, ideológicos, sociológicos e militares. Tal quadro aprofundou as tendências descolonizantes, no contexto da ascensão da hegemonia estadunidense, que pregava osvalores da dita autodeterminação dos povos, à medida em que “Washington manteve uma verdadeira disputa paralela contra seus aliados europeus, em plena vigência da Guerra Fria” (VISENTINI,1998). Em tal contexto se deu o desmoronamento do mito do homem branco, aliado à necessidade de fomento à exportação de empresas transnacionais - especialmente norte-americanas-, fatos que levavam à absoluta necessidadea abolição de qualquer forma de protecionismo que dificultasse a livre circulação que propunham os Estados Unidos da América.
Em tal contexto, movimentos de libertação nacional vêm à tona - os quais posteriormente comentaremos. Entretanto, tais guerrilhas, reivindicações e aclamações- geralmente atreladas ao nacionalismo e/ou ao socialismo- representaram “movimento profundo e irreversível queultrapassara as expectativas dos Estados Unidos no tocante à eliminação das velhas formas de colonialismo”. Afinal, a consciência anticolonialista - fortemente estimulada pela União Soviética e pela República Popular da China, seja por meio da propaganda ou de ajuda material, trouxeram consigo a incompatibilidade ideológica entre Estados recém independentes e as duas grandes potências da GuerraFria. O neutralismo e o não-alinhamento foram consequência das tardias independências - que não aceitavam os antigos impérios europeus como suas metrópoles coloniais, mas que também tinha forte retórica contra aquilo que viria a ser chamado de neocolonialismo estadunidense. Exemplo disso são os líderes Nehru (Índia), Sukarno (Indonésia) e Nasser (Egito) que, apoiados pelas políticas do líderiugoslavo Tito - membro do Partido Comunista Iugoslavo, que tinha diferenças ideológicas para/com o Partido Comunista Soviético: fato que estimulou a existência da chamada Terceira Via-, trabalhavam pelo não-alinhamento. bandung é, portanto, para muitos autores resultado da chamada “primeira onda de descolonizações afro-asiáticas”. Tal cenário do sistema internacional desencadearia nos antecedentes analisados abaixo e levariam à Bandung: não apenas à Conferência de 55, mas também a um contexto único na história, em que a periferia - recém emancipada - propõe alternativas próprias de política e sociedade, ainda que isso fosse contra os propósitos das grandes potências.

Antecedentes
Os antecedentes da Conferência de Bandung são o quadro que delineou o Sistema Internacional para a existência daTerceira Via. Logo, são antecedentes e causa. O início dos anos 50 teve como epicentro da descolonização primeiramente a Ásia Oriental e Meridional. A anterior guerra civil chinesa trouxe a Repúbica Popular da China. Logo, a proclamação da China comunista - importante liderança e estímulo aos movimentos de não-alinhamento - em 1949, ainda que tardiamente apoiado pelo Partido Comunista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • conferencia de bandung
  • CONFERENCIA DE BANDUNG
  • Conferência de Bandung
  • De Bandung a nova Delhi: A grande crise do Terceiro Mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!