lçjkihu

991 palavras 4 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA

HIDROCARBONETOS: REATIVIDADE DOS COMPOSTOS SATURADOS E INSATURADOS

SANTA INÊS
AGOSTO DE 2014
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO
CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA
DISCIPLINA QUÍMICA ORGÂNICA

HIDROCARBONETOS: REATIVIDADE DOS COMPOSTOS SATURADOS E INSATURADOS

Relatório apresentado ao Professor Luciano Souza como parte da avaliação da disciplina Química Orgânica, realizado no dia 06/08/2014.
Discentes: Felix Reis, Jonathas Souza, Jonas Souza, Neibert Seibert e Sandro Miranda

SANTA INÊS
AGOSTO DE 2014
OBJETIVO

Verificar diferenças de reatividade entre hidrocarbonetos saturados e insaturados.

INTRODUÇÃO

As gorduras animais tendem a ser gorduras saturadas, e são sólidas à temperatura ambiente. Manteiga, banha, sebo e a gordura da carne são gorduras saturadas. As gorduras insaturadas são líquidas à temperatura ambiente. Costumam ser de origem vegetal, embora os óleos de peixe também possam ter grande quantidade de ácidos graxos poli-insaturados. Os óleos vegetais podem ser endurecidos com a adição de átomos de hidrogênio e a conversão de ligações duplas em ligações simples. Este processo é conhecido como hidrogenação.
Alcanos são hidrocarbonetos formados apenas por ligações simples entre seus carbonos. Possuem cadeia aberta (acíclicos) e ligações simples (saturadas). Já os alcenos são hidrocarbonetos que acíclicos, insaturados, que contém uma dupla ligação entre átomos de carbono.
A reação que ocorre na atividade experimental tem grande importância para a indústria e a sociedade. Por meio dela, é possível verificar a adulteração no óleo e na manteiga; medir a tendência à rancidez oxidativa (deterioração mediante processos de oxidação que levam à formação de subprodutos com sabor forte e desagradável), entre outros processos. No entanto, esse procedimento

Relacionados