lutero

Páginas: 4 (830 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1.    Qual foi a motivação para Lutero abandonar os estudos de Direito e entrar num mosteiro, escolhendo a vocação religiosa?
Ao volta da casa de seus pais, teve sua vida seriamente ameaçada poruma tempestade que, por pouco, lhe tirara a vida. Fez, nesta oportunidade, um voto a Sant’Ana que, se lhe fosse dado viver, ingressaria no mosteiro para tornar-se monge.
2.    Qual era a visão inicialde Lutero a respeito da figura de Deus? Como ele via a relação de Deus com o ser humano?
A visão inicial de Lutero era que Deus era um juiz injusto que fez o ser humano manchado com o pecado e oscondena por cada falha que comete lança-o no fogo eterno. Uma relação de medo do juízo final e do fim da nossa alma.
3.    Qual foi a mudança que ocorreu em Lutero, depois de algum tempo, na relaçãocom este Deus?
Nessa luta contra Deus Lutero tem a ajuda do João Staupitz, que lhe dizia: “não é Deus que está furioso com você, mas você é que está furioso com Deus”. Então Lutero, de certo modo,acabou mudando um pouco sua visão sobre Deus. Entre seus conceitos podemos destacar que ele procura perceber Deus através das obras da natureza, e de que Deus de algum modo está presente em todas ascriaturas. Além disso, afirmava que se somos justos, Deus é justo.
4.    Qual foi a principal questão religiosa que gerou em Lutero a reação contra a Igreja e que provocou o debate entre Lutero e a cúriapapal?
A questão religiosa foi à venda de indulgências que consistia em vender o perdão dos pecados e até mesmo para parentes falecidos, garantindo a saída deles do purgatório. E Lutero eratotalmente contra esse tipo de venda, por isso propôs um debate acadêmico contra a Igreja. Neste momento organizou suas ideias em 95 teses. Onde Lutero defendia que o perdão de Deus é gratuito a todos queconfiam em Jesus. A repercussão deste fato foi tão grande que rapidamente suas teses se espalharam.
5.    Qual foi o papel da questão política no andamento do processo da Reforma?
A disputa política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • lutero
  • Lutero
  • Lutero
  • Lutero
  • Lutero
  • Lutero
  • Lutero
  • lutero

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!