FENÔMENOS ELETROSTÁTICOS NA ATMOSFER

758 palavras 4 páginas
FENÔMENOS ELETROSTÁTICOS NA ATMOSFERA
É durante uma tempestade que geralmente observamos uma das mais fantásticas manifestações da eletricidade: O raio. Esse acontecimento sempre intrigou o ser humano, chegando a ser considerado, em algumas comunidades primitivas, uma manifestação divina.
Somente no século XVIII o diplomata e cientista norte-americano Benjamin Franklin conseguiu provar que o raio era uma simples descarga elétrica ocorrida entre nuvens eletrizadas e a terra. Atualmente, sabe-se que essas descargas também podem ocorrer entre nuvens de potenciais diferentes, bem como entre partes diferentes de uma mesma, ou mesmo entre uma nuvem e o ar atmosférico.
Graças à forte ionização das partículas de ar que estão no trajeto das cargas elétricas em movimento, essas descargas são acompanhadas de emissão de luz, que constituem os relâmpagos. Além disso, o aquecimento brusco do ar provoca uma rápida expansão dessa massa gasosa, produzindo intensa onda de pressão, que se anifesta por meio de um forte estrondo: o trovão.
O Relâmpago
É a emissão intensa de radiação electromagnética resultante de uma descarga electrostática naatmosfera (o raio) produzida por uma trovoada. A descarga provoca uma corrente eléctrica de grandeintensidade que ioniza o ar ao longo do seu percurso, criando um plasma sobreaquecido que emite radiação electromagnética, parte da qual sob a forma de luz no espectro visível (o relâmpago propriamente dito). O relâmpago é percebido pelo olho humano como um repentino clarão de intensa luminosidade, frequentemente com acentuada cintilação, que precede ou acompanha o trovão, embora durante a noite o relâmpago possa ser visto sem ser acompanhado pelo trovão (fenómeno conhecido por "gelação") e durante o dia o trovão possa ser ouvido sem que o relâmpago seja percebido.
O Trovão é o som gerado pela onda de choque provocada pelo aquecimento e subsequente expansão supersónica do ar atravessado por uma descarga eléctrica (oraio) produzida por uma

Relacionados

  • Administração
    11715 palavras | 47 páginas
  • poluição
    19817 palavras | 80 páginas
  • Programa de Disciplinas Física Bacharelado UECE
    30950 palavras | 124 páginas