sociologia

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
01

Introdução.

A inserção internacional do Brasil ocorre com a alternância periódica de  suas políticas de comércio exterior: ora privilegia a produção interna,  ora a livre competição internacional. O Brasil evita confrontos com outras nações celebrando acordos e tratados;  promove sua inserção no mercado regional e global, observando as dimensões da globalização.

“O Brasil vemalterando ao longo das últimas décadas a sua política de comércio exterior. Em determinados períodos privilegiou a produção interna e, em outros, defendeu a competição com o exterior.” (kunzler.adm.br/artigos1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

02

 Desenvolvimento.

 

2.1 A inserção brasileira na produção mundial.

“Pelas dificuldadesnaturais na identificação de uma estratégia de inserção internacional, as experiências diplomáticas do Brasil nas ultimas décadas incluem participações em foros internacionais, focalizando postulações dos países em desenvolvimento e viabilizando posturas negociadoras em substituições às atitudes de confronto.” (kunzler.adm.br/artigos1)

A inserção internacional do Brasil, é consequência docomércio administrador, através do crescente número de tratados e acordos, que consideram as diversas dimensões da globalização como por exemplo a dimensão comercial, que é uma visão genérica da evolução da estrutura de comércio que permitirá identificar os fluxos de produtos de acordo com a intensidade de fatores de sua produção e o seu grau de atualização tecnológica. Reproduzindo fatos conhecidos épossível associar essa estrutura com as tendências dos fluxos de investimentos e com mercados potenciais. A Dimensão do movimento de capital   que determinava a inserção de um país no mercado internacional era a estrutura de comércio. A globalização é um fator de integração adicional. E, o padrão de vínculos econômicos internacionais, pode ser modificado através do investimento externo direto que, naverdade é o determinante na estrutura desse processo.  A dimensão dos agentes econômicos, na história do comércio internacional, não há registro sobre a forma e ritmo de crescimento como o verificado nos últimos anos. Em 1990 o investimento direto externo, no mundo, era de US$ 1,7 trilhão, sendo a metade controlado por 50 empresas de grande importância, que administravam cerca de 30% do comérciomundial, constituído de operações realizadas de acordo com a lógica interna de expansão e estratégia de mercado dessas empresas. Como essas operações ocorrem em vários países e em diversas moedas é difícil medir a atuação dessas empresas, fica evidente que a globalização financeira, associada ao desenvolvimento de serviços e à interação de atividades entre subsidiárias

03

diversas, temcontribuído para modificar os determinantes do desempenho comercial de diversas economias. A dimensão geopolítica  sempre que o tema inserção internacional é mencionado, tem-se em mente os aspectos comerciais. Na maioria das vezes ele desenvolvido, direcionado e enfocado num sentido economicista. Entretanto, o assunto, inserção internacional, deve levar em consideração a posição geográfica e asquestões políticas. A dimensão econômica, os agentes mais dinâmicos da globalização não são os governos que formaram os mercados comuns em busca da integração econômica, mas os conglomerados e empresas transnacionais que dominam a maior parte da produção, do comércio, da tecnologia e das finanças internacionais. A dimensão política, como o Estado continua sendo um ator fundamental da políticainternacional, os conceitos dominantes das ciências sociais são inadequados para compreender os fenômenos e os cenários transnacionais emergentes que extrapolam o plano econômico. A dimensão social o século XX conduziu a economia global a uma encruzilhada: o processo de reestruturação econômica levou o mundo em desenvolvimento à fome, e grandes parcelas da população ao empobrecimento. A nova ordem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!