Estrutura funcional

Páginas: 5 (1151 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
ESTRUTURA FUNCIONAL


A estrutura funcional é um tipo de estrutura organizacional em que o critério utilizado na departamentalização é o da divisão por funções ou áreas do conhecimento como sejam (função financeira, aprovisionamentos, comercial e marketing, recursos humanos, produção, etc.). Esta forma de estrutura apresenta como principais vantagens o facto de proporcionar  a especializaçãodos trabalhadores por áreas do conhecimento, além de permitir a fixação de padrões de desempenho e facilitar o recrutamento, a seleção e a formação de novos trabalhadores. Quanto às desvantagens, este tipo de estrutura continua, tal como na estrutura hierárquica simples, a apresentar alguma rigidez estrutural e excessiva dependência do topo da hierarquia.

Existem também estruturas funcionais,onde além das relações de hierarquia, existem relações funcionais entre os diversos departamentos. Este tipo de estruturas além de continuar a proporcionar uma elevada especialização, a facilitar o recrutamento, seleção e formação e a fixação de padrões de execução, anula parte das desvantagens relacionadas com a excessiva dependência do topo da hierarquia e com a rigidez estrutural. Contudo, passaa existir uma maior dificuldade de coordenação das atividades, dada a sua maior complexidade e a multiplicidade de chefias. Um exemplo da aplicação deste tipo de estruturas é o caso de organizações com várias unidades fabris ou centros de operação e que optam pela existência de apenas um departamento em cada área de apoio (áreas financeiras comercias, marketing, recursos humanos, administrativas,entre outras).
A estrutura funcional é a clássica estrutura organizacional que utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidade e autoridade. É a estrutura típica em que a maioria das empresas se organiza. Segue naturalmente (na medida em que forma segue função) as especialidades do negócio ou as qualidades de seus fundadores.
As vantagens são o executivo chefe fica em contatocom todas as operações, reduz e simplifica os mecanismos de controle, tem clara definição de responsabilidades, especialistas estão em nível médio e superior de gerência. “As desvantagens são: gerentes de nível superior ficam sobrecarregados com assuntos de rotina, gerentes de nível superior negligenciam aspectos estratégicos, dificuldade de lidar com diversidade, coordenação entre funções édifícil e falha em adaptar-se”.
Em organizações desse tipo, os sistemas de informação são construídos com uma forte base funcional, servindo com prioridade a seu ambiente e apoiando principalmente um fluxo vertical na troca de informações. Claro que existem fluxos interfuncionais e que recebem e enviam informações a outras estruturas funcionais, mas o centro do tratamento da informação é decompetência da função. Na verdade os fluxos interfuncionais são os que apresentam desafios para o arquiteto do sistema de informação.

Especialização
Uma vantagem de uma estrutura organizacional funcional é que ele oferece um elevado grau de especialização. Cada unidade funciona como um tipo de auto-suficiente miniempresa, encarregado de realizar a sua função específica. Funcionários geralmente iniciamsuas carreiras em uma posição de nível de entrada na função e desenvolver conhecimento especializado à medida que sobem na hierarquia. Eles se tornam especialistas dentro da sua área funcional, eo benefício da unidade e da empresa a partir de seus conhecimentos e experiência ao longo do tempo.
Por Exemplo, na APIA é fornecido alguns cursos de especializações nas suas diversas áreas da empresa,tanto quanto na parte da mecânica, quanto na parte administrativa da empresa, é uma excelente empresa pois passa um plano de carreira para o funcionário.

Eficiência e Produtividade
Um trabalhador que é um especialista em sua área funcional pode executar tarefas com um alto nível de velocidade e eficiência, o que aumenta a produtividade. Trabalhadores que conhecem bem o seu trabalho pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estrutura Funcional
  • Estrutura Funcional
  • ESTRUTURA FUNCIONAL
  • ESTRUTURA FUNCIONAL
  • Estrutura Funcional
  • estrutura funcional
  • Estrutura funcional
  • Estrutura funcional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!