ludicidade e educação

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 10 de julho de 2013

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CASTANHAL
FACULDADE DE PEDAGOGIA
LUDICIDADE E EDUCAÇÃO








PRODUÇÃO DE REGISTRO INDIVIDUAL SOBRE LUDICIDADE E SEUS FUNDAMENTOS












DOCENTE: PATRICIA RODRIGUES DE OLIVEIRA KIMURA
DISCENTE: DIEGO LUIZ RAMOS FRAZÃO










Castanhal, 2013
O lúdico é uma das formas mais criativasde se transmitir o conhecimento, é através dos fundamentos de seu significado que existirá uma melhor compreensão acerca dos mais variados conceitos ensinados dentro do ambiente escolar. É interessante observar que a ludicidade tem papel primordial no desenvolvimento psicomotor, intelectual e social de cada individuo e, é abrangendo todos esses aspectos, sobretudo aspectos advindos dos estudosdos grandes pensadores que existirá uma compreensão plena da proposta da ludicidade como meio fundamental no processo educativo.
Quando analisamos o lúdico como fator que está inserido no ensino-aprendizagem nos litamos dizer que a brincadeira faz parte da fase inicial do ser humano e que isso é normal, por tanto não deve ser encarado como algo importante. O engano e a falta de informação sobre opoder do lúdico e a influência que ele exerce na educação da criança são muito comuns, principalmente em instituições que não estão preparadas para esse tipo de ensino. Grandes intelectuais que convergem para educação como Freinet, Wallon, Freud, Vygotsky, Piaget, Freire e tantos outros afirmam que a educação requer de todas as formas, mecanismos que promovam a aprendizagem, ou seja, é importantecriar, fantasiar, colorir, divertir-se e, sobretudo, encontrar na motricidade um caminho para o desenvolvimento do corpo, do espírito, da mente e de se reinventar como sujeito ativo.
A brincadeira é a passagem para um mundo fantástico, um mundo de diversão, mas também é um caminho para atenção, para o companheirismo, para a dúvida, para felicidade, para tristeza, pois no jogo também se perde. Éinteressante observar que o lúdico começa, mesmo que querendo ou não, a criar traços que irão construir o caráter e a personalidade do individuo, talvez isso não seja o papel da ludicidade, mas de certa forma ela acaba interferindo nesse processo. Piaget afirma, por exemplo, que é através do lúdico que a criança começa ter a primeira relação de companheirismo com o outro, ou seja, relaçãointerpessoal e que o jogo desenvolve noções de lógica, a criança começa a usar palavras compreendidas, faz afirmações verdadeiras e isso ajuda a pensar logicamente, ou seja, auxilia no desenvolvimento do pensamento e de outras capacidades. Vygotsky também atenta para a ludicidade, ele expõe os elementos fundamentais das brincadeiras que são formados principalmente pela situação imaginária, pala imitação epelas regras, ele afirma, por exemplo, que de primeiro momento o brincar da criança representa as vivências do cotidiano e que elas se divertem imitando as ações dos adultos e representam as regras seguidas por eles. Vygotsky afirma também que numa fase mais avançada o brincar assume uma função cultural, onde a criança agrega novas ideias, regras e combinações, ou seja, o lúdico tem papelfundamental no desenvolvimento das ações intelectuais.
O lúdico também proporciona um mundo irreal, porém de possibilidades infinitas, é o mundo do “faz de conta”. Analisando o filme (A princesinha) é possível encontrar traços que colocam o lúdico em evidencia, a personagem Sara, uma menina cheia de cultura, sonhos e imaginação, contagia todas as coleguinhas com suas ideias. Sara ultrapassa a barreira darealidade, o “faz de conta” se torna algo tão prazeroso para a personagem a ponto criar em sua imaginação um banquete para aliviar sua fome e de sua amiga. O desenvolvimento de sua imaginação talvez tenha contribuições de seu pai, pois ele convencia Sara de que ela fora uma princesa e que deveria ser tratada como tal. As historinhas, os brinquedos, a educação que seu pai lhe proporcionou fez de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ludicidade e educacao
  • Ludicidade educação
  • A ludicidade na educação
  • Ludicidade na educação
  • Ludicidade na educação
  • A ludicidade na educação
  • A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO
  • Ludicidade na educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!