LPII Trabalho Em Grupo

Páginas: 11 (2617 palavras) Publicado: 24 de março de 2015
Introdução

Estima-se que o homem começou a falar há aproximadamente 40 mil anos, e este, sem dúvida, foi o maior salto dos humanos em relação aos outros animais. Foi o desenvolvimento dessa habilidade que permitiu que o homem construísse sua história, passasse a viver mais intensamente e atingisse mais facilmente os seus objectivos.
Com o passar do tempo, entretanto, o homem foi descobrindo queo acto de conversar, debater e dialogar, servia não só para transferir conhecimentos ou trocar ideias; descobriu que essa habilidade também servia para influenciar, mudar comportamentos, opiniões, crenças e, consequentemente ganhar poder.
No presente trabalho abordaremos de forma explícita sobre a conversa, debate e diálogo, durante o trabalho faremos menção aos elementos de análiseconversacional, estrutura conversacional, os intervenientes de um debate, as regras de debate e diálogo.
O trabalho tem como objectivo geral tecer conceitos em torno da conversa, do debate e do diálogo. O objectivo geral prende-se nos seguintes objectivos específicos: demonstrar as características da conversa, do debate, bem como do diálogo; Identificar os factores que influenciam na realização de umaconversação, de um debate e de um diálogo; Relacionar de forma distintiva os conceitos dos títulos citados.
O método utilizado na realização do trabalho foi o método de pesquisa bibliográfica, onde o grupo dedicou – se a uma pesquisa exaustiva em obras que abordam sobre os mesmos temas.
O trabalho está estruturado de uma forma sintética e apresenta três partes principais que são: a introdução,desenvolvimento e conclusão. As fontes utilizadas na pesquisa se encontram na devida bibliografia.


1. Conversa
De acordo com o dicionário integral da língua portuguesa Conversa é um colóquio entre duas ou mais pessoas. Neste contexto entendemos, que conversa é a negociação de ideias entre dois ou mais indivíduos.

Conversação (do latim conversatione) é acção de conversar.
Marcuschi (1986): “A conversação éa primeira das formas de interação a que estamos expostos e provavelmente a única da qual nunca abdicamos pela vida afora”.

Conversar significa discorrer sobre um determinado assunto, nesta ordem de ideia entendemos conversar como sendo um acto que serve para transferir conhecimentos ou trocar ideias.

1.1. Elementos de Análise Conversacional
Segundo Hutchby (1998), a análise da conversação éuma abordagem discursiva que busca entender como a linguagem é estruturada para favorecer a conversação.

O objecto de estudo da análise da conversação é a conversação natural, ou seja, aquela produzida em situação natural e analisada em seu contexto de ocorrência, ela preocupa-se com a sua estrutura em termos das actividades dos interlocutores e dos mecanismos utilizados nestas actividades.

Deacordo com Schegloff (1987), um sistema de troca de falas é caracterizado “pelo formato das soluções organizadas que ele dá a problemas genéricos como: gerir a alocação de turnos de fala entre os participantes, assegurar a produção de trechos de conversa em sequências coerentes de acção.

De uma maneira geral, podemos citar como actividades principais da conversação:
• Abertura e fechamento de umaconversação;
• Repartição e tomada de turnos conversacionais;
• Construção de sequências conversacionais;
• Definição de estruturas tópicas e subtópicas.

Abertura e fechamento de uma conversação dizem respeito a organização de fases conversacionais. Entender quando e como uma conversa começa e termina é uma das formas do interlocutor contextualizar seu quadro interpretativo.
Segundo Marcuschi(2001), turno conversacional é a produção de um falante enquanto ele está com a palavra.

De acordo com Koch (1995), “constituem pares adjacentes conjuntos de dois turnos em que a produção do primeiro membro acarreta a do segundo”, como por exemplo, pergunta resposta.

Assim como a sequência na conversação, a organização tópica da conversa também constitui objecto de estudo importante da análise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • GRUPO DE TRABALHO PRODUTIVADE EM GRUPO
  • Trabalho em grupo
  • Trabalho em grupo
  • trabalho em grupo
  • trabalho grupo
  • TRABALHO EM GRUPO
  • trabalho grupo
  • trabalho em grupo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!