LPII Trabalho Em Grupo

2617 palavras 11 páginas
Introdução

Estima-se que o homem começou a falar há aproximadamente 40 mil anos, e este, sem dúvida, foi o maior salto dos humanos em relação aos outros animais. Foi o desenvolvimento dessa habilidade que permitiu que o homem construísse sua história, passasse a viver mais intensamente e atingisse mais facilmente os seus objectivos.
Com o passar do tempo, entretanto, o homem foi descobrindo que o acto de conversar, debater e dialogar, servia não só para transferir conhecimentos ou trocar ideias; descobriu que essa habilidade também servia para influenciar, mudar comportamentos, opiniões, crenças e, consequentemente ganhar poder.
No presente trabalho abordaremos de forma explícita sobre a conversa, debate e diálogo, durante o trabalho faremos menção aos elementos de análise conversacional, estrutura conversacional, os intervenientes de um debate, as regras de debate e diálogo.
O trabalho tem como objectivo geral tecer conceitos em torno da conversa, do debate e do diálogo. O objectivo geral prende-se nos seguintes objectivos específicos: demonstrar as características da conversa, do debate, bem como do diálogo; Identificar os factores que influenciam na realização de uma conversação, de um debate e de um diálogo; Relacionar de forma distintiva os conceitos dos títulos citados.
O método utilizado na realização do trabalho foi o método de pesquisa bibliográfica, onde o grupo dedicou – se a uma pesquisa exaustiva em obras que abordam sobre os mesmos temas.
O trabalho está estruturado de uma forma sintética e apresenta três partes principais que são: a introdução, desenvolvimento e conclusão. As fontes utilizadas na pesquisa se encontram na devida bibliografia.

1. Conversa
De acordo com o dicionário integral da língua portuguesa Conversa é um colóquio entre duas ou mais pessoas. Neste contexto entendemos, que conversa é a negociação de ideias entre dois ou mais indivíduos.

Conversação (do latim conversatione) é acção de conversar.
Marcuschi (1986): “A conversação é

Relacionados

  • como funciona a economia
    92785 palavras | 372 páginas
  • Cruzeiros marítimos: realidade, perspectivas e fatores que influenciam o comportamento do mercado brasileiro
    60172 palavras | 241 páginas