A Desigualdade Social No Brasil

Páginas: 7 (1684 palavras) Publicado: 24 de março de 2015
A Desigualdade Social no Brasil (Pag 35)
Desde os primórdios do processo de desenvolvimento brasileiro, o crescimento econômico tem gerado condições extremas de desigualdades espaciais e sociais, que se manifestam entre regiões, estados, meio rural e o meio urbano, entre centro e periferia e entre as raças. Essa disparidade econômica se reflete especialmente sobre a qualidade de vida dapopulação: expectativa de vida, mortalidade infantil e analfabetismo, dentre outros aspectos.
Em anos mais recentes, a desigualdade de renda no Brasil pode ser atribuída a fatores estruturais sócio-econômicos, como a elevada concentração da riqueza mobiliária e imobiliária agravada pelo declínio dos salários reais e à persistência dos altos juros. A crise energética do País, anunciada em no mês de maiopassado, juntamente com os riscos de contágio da crise Argentina, afetam negativamente o potencial produtivo brasileiro e reduzem a entrada investimentos externos , limitando ainda mais, as chances de geração e de distribuição de emprego e renda no Brasil. A desigualdade se tornou a marca maior da sociedade brasileira.
Apesar de ser um país rico em recursos naturais e com um PIB (Produto InternoBruto) figurando sempre entre os 10 maiores do mundo, o Brasil é um país extremamente injusto no que diz respeito à distribuição de seus recursos entre a população sendo também o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo.
Segundo relatório de ONU (2010) as principais causas da desigualdade social são:
Falta de acesso à educação de qualidade
Política fiscal injustaBaixos salários
Dificuldade de acesso aos serviços básicos: saúde, transporte público e saneamento básico

(Pag 69)
Rio Tietê
Rio Tietê é um rio brasileiro do estado de São Paulo. É conhecido nacionalmente por atravessar, em seus 1 010 km, praticamente todo estado de São Paulo de leste a oeste, marcando a geografia urbana da maior cidade do país, a capital paulista.
Comprimento: 1.150 km -Nascente: Serra do Mar

Como é a estrutura básica do Rio Tiête na área de metrópole e como ela favorece a degradação do rio? O rio é muito usado pela população?

O rio Tiete é um dos poucos do Brasil com drenagemendorréica, ou seja, tem o seu sentido voltado para o interior. As aguas de suas nascentes, cercadas pelas escarpas da Serra do Mar, são obrigadas a escoar para o interior, vindo a desaguar no rioParaná.O rio Tiete corta o estado de São Paulo passando por várias cidades e dependendo da região, está relacionado a diferentes aspectos do espaço geográfico. Em seu trajeto, o rio cruza a regiãometropolitana da grande São Paulo, estando nessa área, sujeito à maior atuação antrópica, na maioria das vezes de forma catastrófica. 

A degradação do rio causada pelo homem nessa região está relacionadaaodespejo indevido e excessivo de lixo, resíduos industriais e matéria organica, fatores provocados e acentuados nessa região devido a elevada densidade populacional, crescimento urbano desorganizado eprecariedade das políticas publicas de preservação ambiental. 

A contaminação do rio, canalização das margens, alteração de sua conformação original, impermeabilização da área de várzea dorio,retirada da mata ciliar entre outros, são fatores que contribuem para o processo de eutrofização do rio, com consequente diminuição do nivel de oxigenio dissolvido e morte dos peixes, aumento dafrequencia e intesidade de alagamentos, etc. 

Ao sair da região metropolitana de São Paulo o rio vai recuperando sua saúde gradativamente, sendo muito utilizado ainda no interior, para a agropecuária,geração deenergia hidrelétrica e também por populações ribeirinhas. A utilização antrópica do rio Tiete no interior também está acompanhada de poluição e destruição, porem em menor escala.
(Pág 70)
Transposição do Rio São Francisco
O projeto de transposição do Rio São Francisco é um tema bastante polêmico, pois engloba a suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratificação social e desigualdade no brasil.
  • Desigualdade social no brasil
  • Desigualdade e Mobilidade social no Brasil
  • Desigualdade Social no Brasil
  • Desigualdade social no brasil
  • Desigualdade social no Brasil
  • A Educação e as Desigualdades Sociais no Brasil
  • Desigualdade social no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!