Loucolll

712 palavras 3 páginas
REVISÃO PARA SEGUNDA AVALIAÇÃO – SOCIOLOGIA GERAL E JURÍDICA 1/2013

1 - Quais as críticas do ponto de vista metodológico que Max Weber faz ao positivismo Durkheimiano e ao Marxismo? Quais os aspectos teórico-metodológicos apresentados e desenvolvidos pela sociologia weberiana? Desenvolva a questão.

► Weber formulou sua compreensão da sociedade negando tanto a perspectiva positivista como a materialista. As criticas ao positivismo Durkheimiano e ao Marxismo são: idéia de progresso, o pensamento do individuo submetido ao coletivo, pois para Weber não há oposição entre indivíduo e sociedade, a questão da objetividade também vai ser criticada, pois para Weber a ciência e parcial, a visão determinista de Marx, pois para Weber o econômico não é determinante e a oposição economia política versus juízo de valor. Max Weber procurou estudar as sociedades dando grande importância às condutas individuais. Weber procura captar o sentido das condutas humanas, ou seja, para Weber mais importante que explicar porque algo aconteceu é compreender o que levou certo individuo, ou conjunto de indivíduos, a se comporta de determinada maneira. Para Weber, a ação é toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por quem a executa e ação social é toda conduta dotada de sentido para quem a efetua, a ação social deve ser praticada com intenção.

2 - Para Weber, o método compreensivo ou tipológico é um esforço interpretativo de entendimento do direito. Sendo assim, como Freund analisa esta perspectiva Weberiana de analisar o direito do ponto de vista compreensivo e como ele distingue e constrói os 04 tipos ideais do direito. Desenvolva a questão.

► Weber distinguiu em geral quatro tipos ideais do direito: o primeiro, o direito irracional e material, quando o legislador e o juiz se fundamentam em puros valores emocionais, fora de qualquer referência a uma norma, para consultarem apenas a seus próprios sentimentos. Como os demais tipos este não é encontrado em seu

Relacionados