logistica empresarial

Páginas: 8 (1874 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Logística Empresarial
Definição de Logística Empresarial
A logística empresarial é um campo relativamente novo do estudo da gestão integrada, das áreas tradicionais das finanças, marketing e produção. Como se viu anteriormente, atividades logísticas foram durante muitos anos exercidos pelos indivíduos. As empresas também estiveram permanentemente envolvidas em atividades demovimentação-armazenagem (transporte-estoque). A novidade então deriva do conceito da gestão coordenada da logística seja uma pratica relativamente recente, a idéia da gestão coordenada pode ser localizada nos idos de 1844. Nos ensinamentos de Jules Dupuit, um engenheiro francês, a ideia de intercambiar um custo por outro (custos de transporte por custos de armazenamento, por exemplo) estava evidente na alternativaentre transporte por via terrestre ou aquática:
O fato é que, sendo o transporte por terra mais rápido, mais confiável e menos sujeito a perdas ou danos, apresenta vantagens às quais os negociantes em geral atribuem considerável valor. Contudo, pode ocorrer que uma diferença, para menos, de 0.87 franco induza o comerciante a utilizar a via aquática; ele consegue comprar armazéns e aumentar seucapital flutuante de maneira a contar com uma abastecimento de mercadorias disponível e adequado para precaver-se contra os efeitos da lentidão e irregularidade da via aquática, e se, feitas as contas, a economia de 0.87 franco no transporte servir também para dar-lhe uma vantagem de poucos cêntimos que seja, ele optará pela nova rota.
Uma definição mais fiel desse campo pode ser aquela refletida nadefinição promulgada pelo Council of Logistics Management (CLM), uma organização de gestores logísticos, educadores e profissionais da área criada em 1962 para incentivar o ensino nesse campo e incentivar o intercâmbio de idéias. Sua definição:
Logística e o processo de planejamento, implantação e controle do fluxo eficiente e eficaz de mercadorias, serviços e das informações relativas desde oponto de origem até o ponto de consumo com o propósito de atender às exigências dos clientes.
Trata-se de uma excelente definição, uma vez que abrange a noção de que o fluxo das mercadorias deve ser acompanhado desde o ponto em que existem como matérias-primas até aquele que são descartadas. A logística também lida, além de bens matérias, com fluxo de serviços, uma área com crescentes oportunidadesaperfeiçoamento. Essa definição sugere igualmente ser a logística um processo, o que significa que inclui todas as atividades importantes para a disponibilização de bens e serviços aos consumidores quando e onde estes quiserem adquiri-los. Contudo, a definição implica em que a logística é parte do processo da cadeia de suprimentos, e não do processo inteiro. Assim, o que é o processo da cadeia desuprimentos, ou, como é mais conhecido, gerenciamento da cadeia de suprimentos?
Gerenciamento da cadeia de suprimentos (GCS, ou SCM, do inglês supply chain management) é um termo surgido mais recentemente e que capta a essência da logística integrada e inclusive a ultrapassa. O gerenciamento da cadeia de suprimentos destaca as interações logísticas que ocorrem entre as funções de marketing,logísticas e produção no âmbito de uma empresa, e dessas mesmas interações entre as empresas legalmente separadas no âmbito do canal de fluxo de produtos. Oportunidades para a melhoria dos custos ou serviços aos consumidores são concretizadas mediante coordenação e colaboração entre os integrantes desse canal nos pontos em que algumas atividades essências da cadeia de suprimento podem não estar sobcontrole dos especialistas em logísticas. Embora definições mais antigas, como distribuição física, gestão de matérias, logísticas industrial, gestão de canais, e ate mesmo rhocrematics – termos, todos utilizados para descrever a logística além dos limites dos de cada empresa, ou até mesmo além de sua própria função logística interna. Hoje, porém, empresas de varejo estão obtendo sucesso no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Logistica empresarial
  • Logistica empresarial
  • logistica empresarial
  • LOGISTICA EMPRESARIAL
  • Logística Empresarial
  • logistica empresarial
  • Logística empresarial
  • Logistica empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!