Preserve o Meio Ambiente

Páginas: 6 (1301 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
pedagogia









preserve o meio ambiente
Ecologia na nossa cidade











Sete Lagoas
2013










preserve o meio ambiente
Ecologia na nossa cidade







Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Ensino da Matemática na EducaçãoInfantil, Ensino de Arte e Música, Ensino da Natureza e Sociedade, Seminário V.

Profs. Helenara Sampaio, Laura Célia S. Cabral, Andréia Zômpero e Juliana Fogaça Simm.





Sete Lagoas
2013
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO:

O Planeta Terra possui diversos recursos naturais os quais sem eles a vida humana não seria possível. No entanto, alguns desses recursos não são inesgotáveis, e pior, anossa ação, a ação humana impensada, tem feito com que esses recursos diminuam de forma muito rápida ou fiquem impróprios para o uso.  A utilização de todos os recursos do Meio Ambiente deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
      Através desta atividade, pesquisaremossobre a importância da preservação do Meio Ambiente em Sete Lagoas.
      A proteção ao Meio Ambiente é uma questão de qualidade de vida. É necessário portanto, conhecer, para então saber como cuidar!













2 DESENVOLVIMENTO
Sete Lagoas é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Grande polo industrial, localizado a, aproximadamente, 70 quilômetros de Belo Horizonte,a cidade possui cerca de 214.071 habitantes, e se destaca pelo seu desenvolvimento. E nos dias atuais, várias são as organizações que pensam numa sociedade ecologicamente correta. Mas sejamos objetivos: será que todas as empresas, entidades ou até mesmo órgãos públicos tomam atitudes que visam o bem estar e a preservação de nosso meio ambiente?
O tema é polêmico e bastante vasto. A questãoambiental tem tomado, nos últimos anos, grande parte da grade de programação das redes de TV, uma vez que o aquecimento global se mostra cada vez mais presente no planeta. Os últimos relatórios dos encontros mundiais que discutem o meio ambiente são totalmente desfavoráveis, o que nos preocupa muito. Além das Sete Lagoas que tornam a cidade um polo de atração turística, na Serra de Santa Helena, aquatro quilômetros do centro, está localizado o Parque da Cascata, numa área de 295 hectares de mata nativa, com reserva de fauna e flora, entremeada de trilhas românticas. Ali foi desenvolvido um amplo projeto turístico do qual constou a implantação de um lago com 450 metros de diâmetro cercado por uma praia artificial e por mata virgem. No interior da mata há uma trilha cimentada que dá acesso auma cascata com mirante, para que todos possam apreciar sua beleza. Neste local está sendo preservado um santuário ecológico. A Gruta Rei do Mato fica a 62 quilômetros de Belo Horizonte (MG), pela BR-040, junto ao trevo de acesso a Sete Lagoas, cuja entrada para a gruta fica a cerca de 880 metros de altitude, possui um desnível de 30 metros, tem 235 metros de extensão e possui três salões cujaspinturas rupestres, datam de seis mil anos e mostram predominância de figuras monocrômicas e de temática zoofórmica. Suas formações de estalagmite, que são cilíndricas com o diâmetro de aproximadamente 12 pés de altura, segundo os geólogos, são raras no mundo. Nenhuma gruta brasileira tem em seu interior formações como essas. Diversos órgãos governamentais, ligados ao meio ambiente, participaram doprojeto de preservação e aproveitamento turístico da Gruta. Projeto este que demorou mais de dois anos em sua execução. Foi um processo de urbanização e não, simplesmente um processo de acesso e iluminação. Os técnicos e cientistas que fizeram parte do projeto previram o que há de mais moderno em urbanização de grutas. Na Grutinha, além de pinturas rupestres, feitas com sangue e gordura vegetal,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!