Democracia

Páginas: 2 (338 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Em relação à sua raiz, o termo tem origem do substantivo latino repraesentatio e do verbo repraesentare os quais delimitam o ato de representar um papel, as atribuições de alguém ou alguma coisa. Arepresentação, neste caso em especial a política, desenvolve-se no Estado Liberal com o intuito de ser um vínculo estável entre os cidadãos e os governantes e, seguindo os ensinamentos de Cotta (1986),estes recebem a autorização do povo para governarem em nome dele sujeitando-se à responsabilidade política por seus atos.
No entanto, o substantivo adquiriu diferentes utilizações ao longo dasépocas históricas e nem sempre associado à política. Consoante Mezzaroba (2004) na Antigüidade Clássica, mais especificamente em Roma, o Imperador era considerado pelos glosadores aquele que agia pelo povo.Já a partir da Idade Média a palavra é revestida de significados místicos: tem-se na figura do Papa a representação de Cristo reencarnado e dos apóstolos as figuras dos cardeais. Ademais, naInglaterra, as convocações reais de representantes das variadas localidades a fim de aprovarem impostos trouxeram o reconhecimento gradual de que esses cavaleiros perseguiam o interesse de toda nação ecompunham o Parlamento.
Atravessando alguns séculos, segue-se que o progresso da representação acompanha os modelos ideológicos de pensadores iluministas como Hobbes, Locke e Montesquieu, que desembocam emconstruções contemporâneas baseadas no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Estas criam a necessidade de uma nova postura tanto do cidadão quanto de seu representante, uma vez quesurgem meios de interação e transparência até então desconhecidos os quais fornecem a possível ruptura da passividade que o cidadão adquiriu na representação liberal. O caráter ativo no século XXI édesempenhado em escalas diferentes, podendo ser embrionário nos primeiros níveis da democracia eletrônica3 ou então culminar com mecanismos que permitam a tomada de opinião e consulta popular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Democracia
  • democracia
  • DEMOCRACIA
  • DEMOCRACIA
  • democracia
  • Democracia
  • DEMOCRACIA
  • democracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!