logica Fuzzy

Páginas: 7 (1670 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014


ERYSSON BARBOSA LEITE
EDSON COSTA
LARISSA BORGES
7º Sis. “A”








Lógica Difusa ou Lógica Fuzzy











Professor: Fredneto














Faculdade JK Unidade II Gama-DF
Curso de Comunicação Social
Gama, 2014

Lógica difusa
A lógica difusa ou lógica fuzzy é uma extensão da lógica booleana que admite valores lógicos intermediários entre oFALSO (0) e o VERDADEIRO (1); por exemplo o valor médio 'TALVEZ' (0,5). Isto significa que um valor lógico difuso é um valor qualquer no intervalo de valores entre 0 e 1. Este tipo de lógica engloba de certa forma conceitos estatísticos principalmente na área de Inferência.
As implementações da lógica difusa permitem que estados indeterminados possam ser tratados por dispositivos de controle. Dessemodo, é possível avaliar conceitos não-quantificáveis. Casos práticos: avaliar a temperatura (quente, morno, médio, etc...), o sentimento de felicidade(radiante, feliz, apático, triste...), a veracidade de um argumento (correctíssimo, correcto, contra-argumentativo, incoerente, falso, totalmente erróneo, etc..)
A lógica fuzzy deve ser vista mais como uma área de pesquisa sobre tratamento daincerteza, ou uma família de modelos matemáticos dedicados ao tratamento da incerteza, do que uma lógica propriamente dita. A lógica difusa normalmente está associada ao uso da teoria de conjuntos fuzzy proposto por Lukasiewicz.
Ao trabalhar com a lógica fuzzy é comum chamar a lógica booleana de lógica nítida.
Muitos pesquisadores de versões booleanas de lógica não aceitam a lógica fuzzy como umaverdadeira lógica, no sentido em que aceitam, por exemplo, a lógica modal. Isso pode ser associado a diferentes fatos, entre eles o fato de muitos modelos permitirem soluções aproximadas que não correspondem a uma "verdade" lógica.



Visão geral
A lógica clássica permite apenas proposições que possuam um valor de verdade ou falsidade. A noção de 1+1=2 é uma verdade matemáticaabsoluta e imutável. Entretanto, podem existir certas proposições com respostas variáveis, como a de se perguntar para várias pessoas identificarem uma cor. A noção de verdade não cai em esquecimento, mas um meio de representar e raciocinar sobre um conhecimento parcial é concedido, pela agregação de todos os resultados possíveis em um espectro dimensional.Noções básicas
Na lógica proposicional, a cada proposição p associamos um entre dois valores possíveis: verdadeiro ou falso. É comum que sejam escolhidos valores numéricos como 1 para representar o verdadeiro e 0 para representar o falso.
Um modelo fuzzy simples é construído associando-se um valor μ(p) a uma proposição p, indicando o grau de veracidade dessa proposição,sendo que μ(x) é umafunção (arbitrária) cujo conjunto imagem está entre 0 e 1 (ou 0% e 100%). Se exige pouco dessa funcional: caso p seja verdade, deve estar associado ao valor 100%, caso p seja falso deve ser associado ao valor 0%. Dessa forma, a lógica fuzzy estende a lógica booleana, pois ao invés de permitir só dois valores (1 e 0) permite uma gama infinita de valores.
Da mesma forma que sãoestendidos os valores possíveis das proposições, também devem ser estendidos os operadores, como NÃO, E e OU. Porém, ao estender esses operadores, devemos manter certas propriedades, entre elas a compatibilidade com a versão booleana da lógica. Assim, um operador NÃO-fuzzy, ao ser aplicado sobre o valor de uma proposição fuzzy que seja 0 ou 1, deve devolver o mesmo valor que um operador NÃOretornaria na lógica booleana.
Existem uma ampla gama de funções que podem ser utilizadas como NÃO-fuzzy, E-fuzzy e OU-fuzzy, tendo sido aplicadas a vários sistemas, porém as que contém mais propriedades desejáveis e que simultaneamente são bastante fáceis de utilizar são:
NÃO-fuzzy(x) = 1 - x
E-fuzzy(x,y) = Mínimo(x,y)
OU-fuzzy(x,y) = Máximo(x,y)





Utilizando esse modelo, podemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lógica Fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Logica fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Lógica fuzzy
  • Logica fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Logica Fuzzy

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!