Logica fuzzy

Páginas: 10 (2446 palavras) Publicado: 14 de maio de 2013
Lógica Difusa

Resumo. A lógica difusa foi conceituada por Willian Ockham e introduzida por Jan Lukasiewicz, serve para simplificar problemas complexos onde se precisa muito mais do que verdadeiro e falso, suas sentenças não expressam exatidão. Quando uma pessoa fala que “a temperatura da sala está alta” logo há uma ação para esta sentença que induz a pessoa manter a sala fria, esta lógica éutilizada por sua linha de raciocínio semelhante à de humanos, ela pode verificar varias situações e apontar a escolha mais correta(ou mais verdadeira). Ela já vem sendo utilizada para muitos fins como robôs, mas sua principal desvantagem é que ela não progride.
1. Introdução
Este trabalho irá apresentar a lógica fuzzy, também chamada de nebulosa ou difusa, sua origem, seu objetivo, como a lógicafuzzy funciona, um modelo de método de inferência (Modelo Madani) e algumas de suas aplicações. Ao contrário da lógica tradicional, booleana, esta lógica nos introduz a um conceito de multiníveis aonde não só existe verdadeiro ou falso, um ou zero, mas existem infinitos números entre eles, também, complementando os multiníveis, a lógica fuzzy demonstra o conceito de participação em um conjunto, etudo isso, acaba aproximando esse tipo de lógica com o pensamento humano, em que pouquíssimas coisas podemos afirmar com total certeza que é verdadeira ou falsa.
2. A origem da Lógica Difusa
A lógica nebulosa ao contrario da lógica tradicional não se baseia no totalmente verdadeiro e no totalmente falso, a lógica nebulosa nada mais é que a incerteza, ou parcialmente verdade ou parcialmentefalso, está lógica em si tem mais igualdade com o jeito de pensar dos seres humanos com multiplicidade de sentidos não com dicotomias(verdadeiro ou falso). No século XIV, Willian de Ockham teve um conceito vago sobre essa lógica chamando-a de “Navalha de Ockham”, mas quem introduziu o conceito de lógica multinivel foi Jan Lukasiewicz (1878-1956), que no começo dividia o 1(verdadeiro) e 0(falso) em1,½, 2 e depois expandiu para números infinitos de 0 a 1[CIPPARRONE, 2001],[ABAR, 2004].
Russell afirma em "A Free Man’s Worship" :
"Habitualmente, toda a lógica tradicional supõe que se empregam símbolos precisos. Entretanto, isso não se aplica à vida terrestre, mas, somente a uma existência celestial imaginada".
Na vida dos seres humanos nada é certo em tudo se tem incertezas, crer que algopode ser totalmente verdadeiro ou totalmente falso é uma afirmação que somente um “Deus” poderia dizer. [HARRIS E CHENG, 2006]
3. Objetivos da Lógica
A lógica nebulosa é baseada na teoria dos conjuntos fuzzy onde um conjunto pode levar a outro subconjunto, mas simplificando o problema apontando uma solução mais plausível, o fuzzy é uma extensão de conjuntos e subconjuntos que se estuda naescola, um sistema que tira os melhores gráficos de sucesso para decisões, também deve se salientar que está lógica não se baseia em números, mas sim em palavras, ela utiliza modificadores (alto, pequeno, muito, pouco) e faz uso de probabilidades lingüísticas como o provável e improvável que utiliza todos os números de 0 a 1 tomando estes valores somente como limite. É muito utilizada por causa de suasvariáveis lingüísticas que se aproximam do pensamento humano, tornando-a útil para simplificação de problemas e simplificando a aquisição da base de conhecimento do problema a ser resolvido, ou seja, ratificando o problema para a solução mais provável ou as decisões criando um protótipo de como vai ser está escolha [HARRIS E CHENG, 2006], [JACOBI, 2006] [ABAR, 2004].
É uma lógica que depois deentendida é fácil, tendo conceitos de matemática básicos, e ela pode interagir com qualquer sistema com dados imprecisos[HARRIS E CHENG, 2006].
4. Como Funciona a Lógica Difusa
Na teoria dos conjuntos fuzzy existe um grau de pertinência de cada elemento a um determinado conjunto.
A lógica tradicional usa o sistema crisp (verdade ou mentira), na lógica nebulosa como apresentado anteriormente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lógica Fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Lógica fuzzy
  • Logica fuzzy
  • Lógica Fuzzy
  • Logica Fuzzy
  • Logica fuzzy

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!