Local Regional

Páginas: 6 (1320 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
sERVIÇO SOCIAL

vania janice ferreira














CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA sOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

















Tupanciretã
2015




vania janice ferreira











PROBLEMATIZAÇÃO DE UMA REALIDADE SOCIAL








Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte doParaná, para as disciplinas:Estatistica e indicadores sociais, metodologia da pesquisa cientifica, processo de trabalho e ssoc, oficina de formação – tecnologia da informação.

Orientador: Profª. Helenara Regina Sampaio, Edna Braum, Amanda Boza, Rodrigo Zambon.













Tupanciretã
2015


sumário
Apresentação 1
Justificativa 2
Obj. geral 4
Obj. especifico 4
Publico alvo 4
Metas 4
Metodologia 4Recursos Humanos 5
Material 5
Parceiros 5
Avaliação 6
Cronograma 6
Bibliografia 6
















1APRESENTAÇÃO

O envelhecimento é um processo lento, e inevitável, caracterizando pela diminuição da atividade fisiológica e de adaptação ao meio externo acumulando-se processos patológicos com o passar dos anos (OLIVEIRA; 2007). O impacto causado por ele tende a ir alterando os hábitos de vida e asrotinas diárias do idoso, dando lugar ao sedentarismo.
Segundo dados científicos a participação em um programa de exercício leva á redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória e distúrbios mentais, talvez o mais importante seja o fato que reduz 30% para 10%, o numero de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, alem dedesempenhar papel fundamental para facilitar à adaptação a aposentadoria, os estudos tem demonstrado que os indivíduos fisicamente ativos apresentam menor deterioração da aptidão física.
Os efeitos associados á inatividade física levam o idoso a uma condição degenerativa crescente de suas capacidades físicas e acarretam numa redução no desempenho físico, na habilidade motora, na capacidade deconcentração, de reação e de coordenação, gerando processos de auto-desvalorização, apatia, insegurança, perda da motivação, isolamento social e solidão.
No entanto Profissionais de serviço social e toda equipe envolvida visa orientar e passar informações cabíveis para o grupo de idosos.













2. JUSTIFICATIVA
A prática de atividade física, além de combater o sedentarismo, contribui de maneirasignificativa para a manutenção da aptidão física do idoso. Não se trata de interromper o processo de envelhecimento, visto que isso se torna impossível, mais de diminuir as perdas e manter as habilidades por mais tempo, como por exemplo, realizar atividades físicas no dia a dia com maior autonomia, influenciando diretamente em uma melhor qualidade vida.
A qualidade de vida na terceira idade tem sidomotivo de amplas discussões em todo o mundo, pois existe atualmente uma grande preocupação em preservar a saúde e o bem estar global dessa parcela da população para que tenham um envelhecer com dignidade.
Além do prazer, outros aspectos como a eficácia, a segurança e a motivação, devem ser avaliados em consideração pelos profissionais que atuam na geriatria. É interessante buscar caminhos quemostrem a real melhoria da qualidade de vida.
No entanto, estudos mostram que no Brasil tem crescido o aumento da expectativa de vida das pessoas de 40 a 75 anos, segundo sanglard e Pereira ( apud pereira, 2007) afirmam que cerca de 10% da população adulta acima dos 75 anos de idade perde a independência em uma ou mais de suas vidas. Isso reflete em um aumento na incidência das doenças crônicas,representando gastos desnecessários ao sistema de saúde, podendo gerar inúmeros prejuízos aos países com recursos limitados. 
Um estudo norte-americano estimou que o individuo idoso gasta em média de R$2.500 por ano em serviços médicos, 
Tornando-se os principais usuários desses serviços ( SHEPHARD, 1991). Com isso percebe-se que a pesquisa realizada torna-se de extrema importância na atualidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia local e regional
  • Planeamento regional e local
  • Turismo patrimonio local e regional
  • CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS LOCAIS/REGIONAIS...
  • O turismo como um fator de desenvolvimento local e ou regional
  • O papel do terceiro setor na questão do desenvolvimento regional e local
  • AS REDES DE RELAÇÕES: O PLANEJAMENTO REGIONAL COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
  • Factores determinantes para o desenvolvimento economico regional e local

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!