LENDAS E CRENDICES DO IMAGIN RIO PARNAIBANO

Páginas: 11 (2633 palavras) Publicado: 22 de julho de 2015
LENDAS E CRENDICES DO IMAGINÁRIO PARNAIBANO
Ana Clélia Guerra da Rocha1
Verônica Maria pereira Ribeiro2


INTRODUÇÃO
Imaginar é um ato solene. Por ocasião de sua atuação sociológica, o ser humano é dotado de uma indiscutível faculdade simbolizadora. Por conseguinte, o ato de criar não deve ser concebido fora do Imaginário, que interpreta os símbolos e as imagens como revelação e elo desociabilidades, decorrentes de elementos arquetipiais que assumem um caráter psicológico transformando a realidade e o modo de ver essa realidade porque é expressão concentrada da situação psíquica como um todo, “um produto homogêneo, com sentido próprio e autônomo” (COELHO, 1999).
O ato de criação se constitui em ato comunicativo. Desde as eras mais remotas quando o homem usou uma lasca de pedra paraperfurar objetos, ele comunica interage com a técnica, transformando-se junto à natureza. Com o passar do tempo, surge uma linguagem mais elaborada, mais aprimorada resultando na complexificação das trocas, das relações, não apenas entre os homens, mas também entre estes e as técnicas. Inicialmente são os movimentos gestuais que irão regular os primeiros núcleos sociais. Pouco depois, a criação dalinguagem oral, fornece à humanidade os atributos que permitiram um salto comunicativo de grandes dimensões: a experiência pôde então ser verbalizada e passada, de geração para geração, em níveis muito mais complexos do que os possíveis até então. Esse foi o momento em que a memória para a ser valorizada e considerada fundamental para as organizações sociais existentes.
A memória é a própria idéia dehistória das culturais orais. É modo através do qual eles registram a guardam suas identidades. E, a memória ainda compartilha da natureza do imaginário, como um conjunto de imagens que integram e constituem a produção daquilo que pensa e sente o ser humano. Porém não se trata de uma faculdade passiva posto que obedece a um princípio organizativo.
É nesse universo psicosocial que se encontrainserido este trabalho. Tendo em vista que a criação humana se manifesta por meio de substratos simbólicos escolheu-se as lendas e as crendices que povoam o imaginário do povo da cidade de Parnaíba, cidade localizada no Estado do Piauí, como objeto de estudo. Tentou-se mergulhar na metáfora da magia e do encantamento de um mundo construído, onde representações e bens simbólicos se revelam por meio dafala de três moradores daquela cidade como recriação de um mudo de atividades. O que se apresenta a seguir desvenda o nexo da criação cultural e suas mediações.
A CIDADE DE PARNAÍBA
Tida como a capital do Delta do Piauí, Parnaíba está localizada na região norte do Piauí, constituindo-se grande parte do seu município em uma planície aluvial formada pelo delta do rio Parnaíba, que abriga lagoas,dunas e cerca de setenta ilhas e ilhotas.
As ruas da cidade de um modo geral são largas e arborizadas, mas, ainda é possível observar algumas delas estreitas, resquícios de influências dos tempos coloniais. Os casarões coloniais do século XVIII, na sua maioria bem conservados, são monumentos testemunhos da época áurea da antiga Vila de São João da Parnaíba. O casarão de maior valor histórico éconhecido como Casa Grande da Parnaíba e pertenceu ao fundador da cidade, Simplício Dias da Silva. Fica na avenida Presidente Getúlio Vargas e, segundo os mais antigos possui uma ligação subterrânea com a Igreja Catedral de Nossa Senhora das Graças. O imaginário parnaibano possui inúmeras lendas sobre essa passagem e seu ilustre morador.
A origem da cidade de Parnaíba está diretamente ligadas àlocalidade do Porto da Barcas. Situado às margens do rio Igaraçu, braço do rio Parnaíba, o Porto fica à direita da ponte que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel. Contam-se também muitas lendas sobre o Porto e sobre a citada ilha.
A região, inicialmente habitada por silvícolas, foi desbravada por volta de 1669 por Leonardo de Sá e seus companheiros, que em virtude do feito ganharam uma sesmaria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Imagin Rio Ii
  • Loucura E Imagin Rio
  • A Lenda dos Tres Rios
  • Os Ltimos Dias Os Pentecostais E O Imagin Rio Do Fim
  • Campo E Cidade Comida E Imagin Rio Trabalho
  • Resumo Contexto Social E Imagin Rio Organizacional Moderno
  • Contexto Social E Imagin Rio Organizacional Moderno
  • crendices

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!