Livros ao longo dos tempos

Páginas: 4 (960 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Na elaboração de livros ou documentos particularmente importantes utilizavam-se peles muito finas e delicadas, obtidas geralmente a partir de fetos de vaca, de cabra ou de ovelha – era o velino, umpergaminho macio, branco, quase transparente. Os sete volumes da Bíblia dos Jerónimos, por exemplo, são todos em velino. As bulas papais são também, quase sempre, em velino.
Tratava-se, obviamente,de um material dispendioso, o que levava, com muita frequência, à sua reutilização – encontramos com relativa frequência pergaminhos que foram apagados e escritos de novo, os palimpsestos, ou códicesreescritos. O pergaminho original era lavado ou raspado com pedra pomes. Em linguagem atual, diríamos que era “reciclado”.
A forma dos livros em rolo manteve-se até ao Baixo Império Romano, alturaem que começaram a surgir as primeiras compilações de leis em forma de codex (códice ou código), a forma que o livro hoje tem, a que os Romanos chamavam liber quadratus. A Idade Média seria o grandetempo do livro manuscrito, desde os breviários aos romances de cavalaria, das bíblias às crónicas, das hagiografias aos belíssimos livros de horas iluminados. Graças às bibliotecas monásticas forampreservados os autores da Antiguidade Clássica e os pensadores cristãos.
Também na América pré-colombiana existem exemplos de belíssimos códices iluminados, principalmente de origem maia e asteca,indispensáveis para o estudo da religião, do pensamento ou do conhecimento pré-científico destes povos.
Todavia, a maior revolução sofrida pelo livro resultaria da conjugação de duas extraordináriasinovações: o papel (trazido da China pelos Árabes e difundido na Europa sobretudo a partir do século XIV) e a imprensa. Embora os Chineses já utilizassem formas embrionárias de imprensa, como axilografia, seria apenas nos meados do século XV que este prodigioso invento teria verdadeiro sucesso, quando o alemão Johannes Gutenberg começou a utilizar carateres ou tipos móveis. Os incunábulos tinham,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ao longo do tempo
  • O custo do dinheiro ao longo do tempo
  • O calculo do juros ao longo do tempo
  • A Língua Portuguesa ao longo do tempo
  • O custo do dinheiro ao longo do tempo.
  • o custo do dinheiro ao longo do tempo
  • O pensamento econômico ao longo do tempo
  • O custo do dinheiro ao longo do tempo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!