Livro de macabeus

Páginas: 12 (2944 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
INTRODUÇÃO

Nessa pequena pesquisa sobre o livro de II Macabeus, visamos tentar compreender e aprender de forma clara e correta como esse livro pode fazer parte de nossas vidas no tangente de histórico, relatando um pouco do que pode ter sido uma das maiores guerras para a preservação e preparação do mundo para a grande vinda de Jesus, pelo qual, Deus usou esse povo para fazer conforme asua vontade e claro o porquê que esse livro não foi aceito no cânone Sagrado.


























AUTORIA

Segundo Champlin (1991, 7), sabemos que a parte principal de II Macabeus é um resumo de uma abrangente história escrita por Jasom de Cirene. Não é provável que o próprio Jasom tivesse sintetizado sua obra. Além disso, é muito difícil precisar aidentificação desse Jasom. Um sobrinho de Judas Macabeus tinha esse nome (ver I Mac 8.19). Ainda um outro Jasom foi enviado a Roma, mas nenhum desses dois era Jasom de Cirene. Com base no estilo das cartas introdutórias, parece que o autor era um judeu alexandrino. Visto que diversos dos mártires mencionados eram de Antioquia (ver I Mac 68 e 7.3), alguns eruditos supõem que o livro foi escrito ali. Oautor frisa a idéia farisaica, como a predestinação, a intervenção angelical e a ressurreição do corpo físico, pelo que talvez ele mesmo fosse fariseu.




DATA


Para Champlin (1991,7), esse livro deve datar de depois da época de Jasom. Visto que o livro menciona a Hamukkah, a celebração da rededicação do templo deve ter sido escrito depois de 164 a.C, quando ocorreu aqueleacontecimento. A história de Jasom parece ter sido escrito na época do reinado de João Hircano (134 – 104 a.C), pelo que II Macabeus deve ter sido escrito algum tempo depois de 130 a.C. Muitos estudiosos crêem que I e II Macabeus foram escritos mais ou menos na mesma época, o primeiro em hebraico e o segundo em grego. A primeira carta reflete a data de cerca de 130 a.C. O epílogo diz que os judeuscontrolavam Jerusalém, uma condição que terminou através do domínio romano, a partir de 63 a.C. Portanto, o livro foi escrito entre cerca de 120 e 63 a.C. Alguns acham que devemos pensar no tem, pó de Agripa I (41 – 44 a.C), pensando que suas informações refletem um tempo anterior, embora só tenham sido escritas depois do início da era cristã. Sabemos que II Macabeus estava em circulação por volta de 50a.C. Uma boa opinião é em algum tempo entre 115 e 104 a.C.



DESTINATÁRIO


Apesar de II Macabeus ser uma historia digna de confiança, não se trata especificamente de um documento histórico. Antes, esse livro foi escrito a fim de magnificar o culto judeu, centralizado na adoração no tempo de Jerusalém. O autor busca encorajar aos perseguidos judeus do Egito que voltassem às suas raízes,a fim de manterem sua fidelidade a Yahweh. Ele assegura-lhes que Deus os protegeria e mostrar-se-ia fiel a eles, se lhe fossem fiéis. II Macabeus sob hipótese alguma é a continuação de I Macabeus. O primeiro desses livros é um documento histórico fidedigno, mas o segundo é um tratado teológico.


SEMELHANÇAS COM OS LIVROS CANÔNICOS

Ainda conforme Champlin (1991, 9), as semelhanças com oslivros canônicos são várias principalmente as do Pentateuco.
Exemplo:
a) A ênfase toda poderosa sobre o templo e suas instituições.
b) O templo como centro do verdadeiro culto.
c) Profanar o templo era crime sério resultando em severo castigo divino (II Mac 5.11-69).
d) O cuidado de Deus com aqueles que confiam nele e obedecem, sua providencia e segurança (II Mac13.4-8; 15.32-35).
e) Senhor todo poderoso, vê tudo, castiga aqueles que merecem castigo (II Mac 3.22).
f) Grande soberano do mundo (II Mac 12.15,18).
g) Deus justo e juiz de todos (II Mac 12.6,41).
h) Intervenções angelicais provendo algumas vitórias (II Mac 3.25; 5.1-4; 10.29; 11.6-14).
i) Instrumentos divinos, usando o homem que ele quer, para seus propósitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do Livro de Macabeus
  • Esboço e resumo do livro de 1 macabeus
  • Os Macabeus
  • MACABEUS
  • Macabeus
  • macabeus
  • Macabeus
  • macabeus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!