Graduando

Páginas: 4 (811 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Cada país possui órgãos regulamentadores, os quais são responsáveis pela criação, aprovação e aplicação de leis. Para o Brasil isso não é diferente, e é evidente que possui uma constituição detrânsito. Isso dito segue-se alguns trechos do artigo 29 da constituição brasileira de transito, de suma importância para este laudo:
“Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas àcirculação obedecerá às seguintes normas: ...
...II - o condutor deverá guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos, bem como em relação ao bordo da pista,considerando-se, no momento, a velocidade e as condições do local, da circulação, do veículo e as condições climáticas; ...
...IV - quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmosentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e aodeslocamento dos veículos de maior velocidade; ...”
Em suma, segundo esse trecho do código de trânsito brasileiro, os condutores devem guardar dos outros veículos uma distância suficiente que lhes permitaparar em segurança no caso de travagem ou imobilização súbita.
Também a distância lateral deve ser a suficiente para evitar acidentes (colisões). No entanto o código de trânsito não define qual é estadistância, exceto para os veículos que circulam em marcha lenta fora das localidades, devem manter 50 metros de distância entre eles e o veículo que os precede.
Deve-se manter uma distancia deaproximadamente “2 segundos” entre o veículo a sua frente, pois o ser humano em condições normais possui um tempo de resposta de aproximadamente 1 segundo, restando então outro segundo para que manobrasevasivas sejam realizadas.
Em uma pista em que a velocidade permitida (assumindo que o motorista esteja nos limites estabelecidos) é de 60 km/h, para um tempo de reação de 1 segundo o veículo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • Graduando
  • graduando
  • graduando
  • Graduando

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!