Literatura Infanto-juvenil
LETRAS
LITERATURA INFANTO- JUVENIL
A BOLSA AMARELA- LYGIA BOJUNGA
Iasmim dos Santos
Seomária Moura
Tamirys Chaves
Tatiane Delcho
Taguatinga- DF
2013
IASMIM DOS SANTOS
SEOMÁRIA MOURA
TAMIRYS CHAVES
TATIANE DELCHO
LITERATURA INFANTO- JUVENIL
A BOLSA AMARELA- LYGIA BOJUNGA
Trabalho apresentado à matéria de Literatura Infanto- juvenil da Faculdade Jesus Maria José, como requisito parcial para obtenção de nota, sob a orientação da professora Maria do Rosário Loyola.
Taguatinga- DF
2013
Conteúdo
1- Introdução
A literatura infanto-juvenil tem a importância de iniciar a formação de futuros grande leitores. Ela deve despertar os alunos para o universo da leitura, para a magia e o mundo novo que se encontra dentro das palavras. Deve também ser aliada ao compromisso da boa escrita, já que é um instrumento para o desenvolvimento intelectual da criança.
Os livros infantis possuem uma enorme carga semântica e, ao contrário do presente no senso comum, trazem informações relevantes para a criança, tais como o conhecimento das causas sociais e o conhecimento do próprio ser, como é o caso do livro “A bolsa amarela” de Lygia Bojunga, o qual é a obra de referência deste trabalho.
Para isso, a literatura infanto-juvenil mostra que a criança é um ser pensante, capaz de entender o que está lendo e refletir sobre a leitura. Além disso, trás em suas palavras a consciência de que crianças possuem problemas próprios, temores próprios que também merecem serem alvos da literatura. A escola tem papel fundamental nesse processo. É dentro dessa instituição que os pequenos leitores tomam conhecimento do universo da leitura e que eles podem mudar o jeito de pensar e também o mundo através dela. Apesar de destacada essa importância, nota-se que na maior parte do contexto escolar a literatura e a leitura são muito mais