literatura infanto juvenil
literatura infanto- juvenil: texto fundamentado.
AMPÉRE – PR
Julho-2012
FACULDADE DE AMPÉRE – FAMPER
literatura infanto- juvenil: texto fundamentado.
Trabalho apresentado com requisito parcial de aprovação, da disciplina de Literatura Infanto-juvenil, com carga horária de 60 h neste componente curricular, do Curso de Licenciatura em Pedagogia – Faculdade de Ampére – FAMPER, coordenado pela professora Marta Bergamin.
AMPÉRE – PR
Julho-2012
o ato de contar de contar histórias nasceu com a humanidade. Uma das primeiras pesquisas fala que migrantes e nômades viajavam de tribos em tribos levando seus costumes e saberes que foram adquiridos em diferentes tribos. Segundo Costa (2003,p.32) “(...)são atributos humanos . usar o corpo para acentuar e definir a expressão do pensamento pertence aos artifícios da comunicação entre os seres(...)”. a literatura infanto-juvenil é uma maneira de conhecer a história e a nossa própria história,de conhecer e entender de uma melhor forma toda a história do nosso cotidiano e do passado.
A medida que a civilização evolui, os recursos refinaram-se.nasceu o teatro dos rituais religiosos, ocupou praças e edifícios ao longo dos séculos. a narrativa dos fatos, pensamentos e sentimentos do homem somaram-se os recursos de encenação teatral. (COSTA,2003,p.32) assim a literatura infantil surgiu de mitos e narrativas, das lendas folclóricas e mitos que existiam no século XIX e eram contados para crianças. O responsável pela literatura infantil foi a humanidade, na busca de transmitir a cultura. Segundo Pinto (1967,p09)”(...) há autores que afirmam que a literatura infantil tem sua origem nos remotíssimos tempos da Grécia e de Roma (...)”. a ênfase dada ao conceito de infância determinou mudanças na história da literatura infantil, as crianças aprendiam o que seus pais ensinavam, isso