literatura de cordel

Páginas: 4 (876 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
INTRODUÇÃO
A literatura de cordel, forte cultura nordestina, nos proporciona uma rica leitura em romantismo, contos de lendas, e até mesmo nos leva a refletir sobre alguns problemas sociais.
Artede tal importância, ouviu soar as trombetas fúnebres em meados dos anos de 1980, com a morte de alguns de seus principais autores .
Felizmente as previsões não se confirmaram e a literatura de cordelatravessou mais uma fase tempestuosa para ressurgir forte nos dias atuais.
Com este trabalho queremos atentar para difusão da literatura de cordel em sala de aula como uma ferramenta a mais na buscapela aprendizagem. Pode se trabalhar em vários contextos curriculares, tais como ; língua portuguesa, história, geografia(nordeste) entre outras.

HISTÓRIA
O cordel surgiu no Brasil no final doséculo XVIII. Chegou com os portugueses desde o inicio da colonização. Tem esse nome pois em Portugal eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou atémesmo na rua.
Nos dias de hoje podemos encontrar esse tipo de literatura principalmente na região nordeste do Brasil. Na tradicional feira de Caruaru em Pernambuco, na Banca dos Trovadores, em frenteao Mercado Modelo de Salvador, na feira de São Cristovão no Rio de Janeiro, e mesmo no Alto de Bom Jesus da Lapa na Bahia.
Umas das características deste folheto é a ilustração feita comxilogravuras que significa a arte de gravar em madeira .
Primeiro o artista esculpa na madeira o que deseja desenhar, depois tinta é colocada na área que não foi escavada, usando um rolo, por fim , setransfere a imagem para o papel através de pressão.
Não há limites para criação de temas dos folhetos. Praticamente tudo e qualquer assunto pode virar cordel nas mãos de um poeta competente.
Os principaisassuntos relatados nos livretos são ;festas, politica, seca, brigas, disputas, ato heróico, milagres, a vida dos cangaceiros, morte de personalidades, etc..
Um dos poetas nordestinos que fez mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura do Cordel
  • Literatura de cordel
  • Literatura de cordel
  • Literatura De Cordel
  • literatura de cordel
  • Literaturas de cordel
  • Literatura de cordel
  • Literatura de cordel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!