Lista Recursc3a3o

1859 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Lista de exercícios de programação em linguagem C

Exercícios: Recursão
1) Faça uma função recursiva que calcule e retorne o fatorial de um número inteiro N.
2) Faça uma função recursiva que calcule e retorne o N-ésimo termo da sequência
Fibonacci. Alguns números desta sequência são: 0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89...
3) Faça uma função recursiva que permita inverter um número inteiro N. Ex: 123 - 321
4) Faça uma função recursiva que permita somar os elementos de um vetor de inteiros. 5) Crie uma função recursiva que receba um número inteiro positivo N e calcule o somatório dos números de 1 a N.
6) Crie um programa em C, que contenha uma função recursiva que receba dois inteiros positivos k e n e calcule kn. Utilize apenas multiplicações. O programa principal deve solicitar ao usuário os valores de k e n e imprimir o resultado da chamada da função. 7) Crie um programa em C que receba um vetor de números reais com 100 elementos.
Escreva uma função recursiva que inverta ordem dos elementos presentes no vetor.
8) O máximo divisor comum dos inteiros x e y é o maior inteiro que é divisível por x e
y. Escreva uma função recursiva mdc em C, que retorna o máximo divisor comum de x e y. O mdc de x e y é definido como segue: se y é igual a 0, então mdc(x,y) é x; caso contrário, mdc(x,y) é mdc (y, x%y), onde % é o operador resto.
9) Crie uma função recursiva que receba um número inteiro positivo N e calcule o somatório dos números de 1 a N.
10) Escreva uma função recursiva que determine quantas vezes um dígito K ocorre em um número natural N. Por exemplo, o dígito 2 ocorre 3 vezes em 762021192.
11) A multiplicação de dois números inteiros pode ser feita através de somas sucessivas. Proponha um algoritmo recursivo Multip_Rec(n1,n2) que calcule a multiplicação de dois inteiros.
12) Faça uma função recursiva que receba um número inteiro positivo N e imprima todos os números naturais de 0 até N em ordem crescente.
13) Faça uma função

Relacionados