Linguagem Literaria

Páginas: 32 (7771 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2013
UNIDADE II
Períodos Literários

2.1. Períodos Literários
Provavelmente, nos seus estudos anteriores à graduação, você se deparou com os estilos de época ou movimentos literários com seu conjunto de “ismos”: Trovadorismo, Classicismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo. É importante observar que cada estilo de época reúne um conjunto de obrasescritas em uma determinada época, porém os critérios usados pelos historiadores da literatura variam muito: às vezes, o autor publica uma obra revolucionária e ela acaba se tornando o marco inicial de um determinado período, outras vezes, um fato histórico influencia uma infinidade de obras que darão origem a um determinado movimento literário.
Também, é necessário destacar que as datasestabelecidas para um determinado período não são tão rigorosas quanto parecem, são apenas recursos didáticos usados para facilitar o estudo. É preciso entender que é quase impossível estabelecer precisamente quando se iniciou ou terminou um período. Além disso, um estilo de época não “morre” por completo e a passagem de um estilo para outro não é tão rápida assim.
Isso significa que muitas ideiasadotadas em um período podem ser aproveitadas por outros estilos literários que fazem uma releitura ou uma reinterpretação de textos já escritos. Muitas vezes, um estilo literário apresenta características de outro estilo anterior. Por exemplo, o Arcadismo resgata, em sua poesia, muitas das características do Classicismo, como a presença da mitologia greco-romana, a busca pela perfeição e pelo ideal debeleza clássico. Assim, pode-se dizer que as características de um movimento subsistem em outro. Dessa forma, os limites são muito tênues e não podemos entender os movimentos literários como estanques. Também, o estilo de época não se manifesta da mesma maneira na obra de todos os escritores: isso significa que algumas características do Romantismo, por exemplo, não se manifestam da mesma forma empoetas como Álvares de Azevedo e Gonçalves Dias. Enquanto o último valoriza o nacional, povoando os seus poemas com imagens da natureza e do indígena, Álvares de Azevedo universaliza sua poesia, colocando-a em contado com a tradição romântica européia, ora idealizando um amor platônico em suas virgens pálidas, ora construindo cenários grotescos que satirizam toda a idealização romântica, quaseantecipando características do movimento literário posterior, o Realismo, como veremos a seguir.
Segundo Ligia Cademartori, no livro Períodos Literários (2001, p.08) “O desafio da periodologia literária consiste em, não podendo se afastar da história, ter de superá-la para dar conta daquilo que nela é especificamente literário, ou seja, do sistema de normas estéticas que dominam a literatura numdado momento histórico.”



Logo, o papel do historiador da literatura é fundamental no momento de organizar os autores e suas obras de acordo com as escolas literárias. O critério histórico, que reúne escritores de uma mesma época, não é suficiente. É preciso fazer uma leitura minuciosa de suas obras, no sentido de observar nelas semelhanças estéticas que possam aproximá-las de acordo com ospadrões de cada movimento, alertando o leitor para as diferenças e para as exceções que fogem às normas do movimento vigente.
Qual é o seu papel de aluno diante dos movimentos literários? Com certeza, não é o de decorá-los. Você precisa saber as características de cada estilo e em que época vigorou, pelo menos. Atualmente, as literaturas não são estudadas mais a partir de movimentos literários,em uma sequência cronológica, pois isso acaba fazendo com que se estude superficialmente as obras dos autores e se prenda mais aos movimentos em si e suas sequências de características estéticas, datas, biografias dos autores etc.
É preciso deixar claro, aqui, que quando você iniciar seus estudos das disciplinas de Literatura Brasileira, Portuguesa, perceberá que os estudos literários não vão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagem literária
  • Linguagens Literárias e não Literárias
  • Linguagem literária
  • Linguagem Literária
  • Linguagem literaria
  • linguagem literária e não literária
  • A linguagem literária
  • Linguagem Literaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!