linguagem literaria

Páginas: 4 (909 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
Bruna de Oliveira Silva RA 6271400450 – 1º Termo De Letras
Professora Dra. Edima De Souza Mattos
 
Texto Literário e Não Literário
 
 Introdução
 

Um texto pode ser literário ounão-literário, tudo dependerá da situação de fala, ou seja, da circunstância em que tal fato ocorreu e de sua fácil comprovação.
O interlocutor utiliza-se de uma série de recursos para trazer-nos tal informação.Regras que já conhecemos dispostas em uma sequência dão a estas palavras uma significação que nos permite comprovar a veracidade do fato. É assim também quando nos comunicamos com as pessoasdiariamente. Quando isso ocorre podemos dizer que se trata de um texto não-literário.
Porém, quando utilizo as palavras de uma maneira diferenciada, com  ritmo, entonação, e dou ás palavras uma significaçãomais poética, que vá além do real e exija do leitor a capacidade de interpretar a fundo para compreender a mensagem que está sendo transmitida, refiro-me a texto literário.
 A fala ou discurso é deuso cotidiano e não exige atitude interpretativa. Já quando de fala em texto literário nota-se que este é capaz de revelar em nós, emoções profundas, porém para compreendê-lo é preciso que o receptorpossua “bagagem cultural”.
 
Literatura: Conceitos
 
É importante ressaltar que a literatura é uma arte verbal e por isso sofre variações significativas ao longo da história. Seu conceito não épacífico entre aqueles que se dedicam a estuda-lá.
Tal concepção não impede, porém que a literatura seja entendida como uma representação que permite aos leitores tomarem uma posição diante do mundo eopinar sobre ele e a linguagem é apenas um meio para se transmiti- lá. A beleza da obra estará contida na originalidade da visão do autor e na adequação da linguagem ao que está se desejando expressar.Apesar de ainda não ser possível caracterizar plenamente o conceito do que é literatura, os estudos e pesquisas possibilitaram que possamos identificar os traços mais peculiares dela.
 ...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Linguagem literária
  • Linguagens Literárias e não Literárias
  • Linguagem literária
  • Linguagem Literária
  • Linguagem literaria
  • Linguagem Literaria
  • linguagem literária e não literária
  • A linguagem literária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!