lingua escrita

Páginas: 10 (2345 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Nos dias atuais tem-se encontrado grande dificuldade em saber a maneira correta, ou mais acertada, de agir devido as grandes (e proveitosas) renovações que estão acontecendo no campo da educação.

A grande questão é saber unir teoria, prática e reflexão.

É sobre esses temas que vamos falar um pouco nesse livro.

Capítulo 1 - A Língua Escrita

Observando o percurso histórico do surgimentoda escrita e de suas variadas representações, é possível verificar que a existência desta permitiu o registro da memória coletiva, e uma comunicação maior entre as pessoas, pois as mensagens não dependiam mais da presença física dos interlocutores.

Na época posterior a industrialização a concepção de alfabetização é revista a partir das mudanças sociais (até então a alfabetização estava ligadaao ócio e ao âmbito social). Essa demanda social tornou a escolarização obrigatória.

Em nossa sociedade, no decorrer do século XX a língua escrita (alfabetização) se torna tecnologia fundamental, como pré-requisito para qualquer progresso, potencialização dos conhecimentos e acesso aos diferentes usos da mesma.

Estudos realizados concebem a língua como código oral e código escrito. Oprocesso de produção ou reprodução da língua escrita é diferente do uso oral porque implica uma relação entre pensamento e linguagem diferente. A língua escrita permite fixar o discurso oral e convertê-lo em objeto de análise. “A língua escrita seria, em suma, o meio mais eficiente para que um indivíduo chegue a dominar as máximas potencialidades de abstração da linguagem, independentemente de osdiscursos construídos por ele serem, ao final, orais ou escritos”.

Entende-se a aprendizagem da língua escrita como um domínio linguístico progressivo - não meramente do código gráfico -, nas situações e para as funções que cumpre socialmente.

No texto “Aprendices em el domínio de la lengua escrita”, Wells (1987) trabalha o domínio da escrita a partir de quatro níveis coexistentes: epistêmico /instrumental / funcional / executivo.

Cada nível representa:

ü O nível executivo insiste na posse do código como tal; diz respeito ao domínio da língua para traduzir a mensagem do código escrito.

ü No nível funcional inclui-se saber como a língua escrita varia segundo o contexto; refere-se a utilizar os conhecimentos para enfrentar exigências cotidianas como ler jornal ou seguir instruções.ü No nível instrumental usa-se tanto o código quanto a forma textual e reside na possibilidade de buscar e registrar informações escritas.

ü No nível epistêmico usa-se a língua escrita como meio de atuação e transformação sobre o conhecimento: refere-se ao interpretar e avaliar.

Capítulo 2 - O que é ler?

Tradicionalmente pode-se considerar a definição de ler como a capacidade deentender um texto escrito pode parecer simplista, mas não é.

As práticas escolares comumente trazem atividades que partem de pequenos fragmentos de textos, palavras soltas ou letras isoladas para o ensino da leitura. Essa situação revela uma concepção e um desconhecimento: porque ler é um ato de raciocínio.

Através da percepção, da memória de curto e longo prazo (esta segunda que armazena asinformações e conhecimentos que temos do mundo) e dos esquemas de conhecimento que as pessoas formam ao longo da vida, a compreensão e a interpretação das informações se tornam possíveis através da leitura.

Ler consiste em processar as informações visuais de um texto e as informações não visuais - conhecimentos do leitor. A partir das informações do texto o leitor formula hipóteses, antecipasignificados, faz inferências e, no decorrer da leitura, verifica se suas hipóteses iniciais estavam corretas.

Frank Smith - e outros autores - revela que ao explorar um texto através da leitura, o leitor: não precisa oralizar o texto para compreendê-lo; desloca os olhos em saltos percebendo fragmentos do texto - não lemos letra por letra - e percebe globalmente um conjunto de elementos gráficos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Língua e escrita
  • Língua escrita
  • língua escrita e língua falada
  • Língua Falada e Língua Escrita
  • Língua falada e língua escrita
  • Lingua falade e lingua escrita
  • Lingua escrita e lingua falada
  • Língua falada e língua escrita

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!