Linguística

Páginas: 6 (1353 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014



Disciplina: LINGUÍSTICA
Aluno: Michele de Jesus Pestana
Pontuação: 10 pontos de 40
Tarefa 2.2

Atividades para verificar habilidade de pesquisa. Responder/desenvolver as questões teóricas.

1. Conceitue linguística (máximo em dez linhas; indique o teórico).
Em sua obra Curso de Linguística Geral (1916), Ferdinand Saussure buscou definir o objeto de estudo da linguística (alíngua) de forma científica, pois tal conceito não tinha dados comprovados. Ele afirma que a linguagem não é um sistema de valores puros, pois ela apresenta um lado social e um lado individual. Sendo assim, ele aborda algumas dicotomias, dentre elas: língua/fala, significante/significado, sincronia/diacronia, sintagma/paradigma.
O autor mencionado explicita a língua como um sistema organizado, utilizadopor determinada sociedade para interagir (fala). A organização da língua como um sistema se dá pelo conceito dos signos, o qual está associado ao significado (conceito) e ao significante (imagem).

2. Elabore um texto, no máximo em vinte linhas, versando sobre o estudo, a origem, a história, o progresso da linguística no Brasil.
Os estudos sobre a linguagem iniciaram-se desde o momento em queos homens tiveram a necessidade de padronizar as regras de uma língua, a fim de estabelecer a comunicação entre os povos. Inicialmente, os estudos linguísticos eram apenas explicativos, comparativos e conservativos, destinados a compor gramáticas e dicionários de diversas línguas. As primeiras contribuições para a área da linguagem vieram do filósofo Platão, na Grécia antiga, cenário inicial dessateoria. Com a perda da tradição gramatical greco-romana, no século XV, deu-se importância aos estudos das línguas vernáculas e exóticas.
Considerado o pai da linguística moderna, Ferdinand Saussure promoveu o reconhecimento da linguística como ciência e desenvolveu o estruturalismo. Ele também abordou dicotomias como: língua e fala, sincronia e diacronia, significado e significante, dentreoutras.
No Brasil, os estudos iniciais sobre a linguística deu-se para preparar professores, especificamente nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras. O precursor da linguística descritiva brasileira foi Joaquim Mattoso Câmara Junior, ministrando o primeiro curso de linguística. Os livros do referido autor contribuíram significativamente para o ensino da linguística nos cursos de Letras duranteos anos 60. Nessa década, a implantação da linguística nos cursos de Letras tornou-se obrigatória. Mesmo com dificuldades para encontrar professores capacitados, em meados da década de 70, implantaram-se cursos de pós-graduação em Linguística, através dos quais se consolidou o fortalecimento da linguística no Brasil.


3. Elabore um texto, no máximo em doze linhas, versando sobre os conceitosde sintagma e paradigma.
As relações sintagmáticas são as responsáveis pelos aspectos lineares, o eixo horizontal da linguagem, na qual os elementos se apresentam um após o outro e se relacionam com o termo anterior e com o termo posterior, quando existem. Numa frase, há várias possibilidades de combinações, desde que estabeleça relações sintagmáticas entre os elementos presentes. Logo, ossintagmas são a base do funcionamento da língua enquanto sistema.
Já os paradigmas estão representados no eixo vertical das escolhas linguísticas, não estão presentes nos discursos, porém consigo entendê-las pela memória virtual (uma espécie armazenamento). Eles são elementos que se associam na memória e formam conjuntos, tais conjuntos se opõem, se um está presente o outro não aparece. Sendo assim,tais relações se constituem por analogias e se consumam pela operação dos elementos presentes na língua.


4. Segundo Saussure, qual a diferenciação entre langue e parole (máximo em seis linhas).
Por língua, entende-se o sistema de signos organizado da fala, internalizado nos membros de uma determinada comunidade. Ou seja, a capacidade lógica gramatical de compreender e se fazer compreender....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é linguística?
  • Linguistica
  • linguistica
  • Linguistica
  • Linguistica
  • Linguística
  • Linguistica
  • linguistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!