sociologia

Páginas: 2 (281 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
SOCIOLOGIA CLÁSSICA: Marx, Durkheim e Weber.

Carlos Eduardo Sell é Doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor no Programa deMestradoProfissionalizante de Gestão em Políticas e nos cursos de Ciência Políticas Públicas e nos cursos de Ciência Política e Ciências Sociais da Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI. Realiza pesquisasnasáreas de políticas públicas, movimentos sociais e democracia participativa, sociologia da religião e teoria sociológica. (PAULINAS, 2012)
Em seu livro “Sociologia Clássica: Marx, Durkheim eWeber”(Editora Vozes, 2010), dando enfoque ao primeiro capítulo o autor trás a temática da origem da sociologia, este conhecimento cientifico que teve a sua origem no século XIX, reflete as preocupaçõesenecessidades dos homens do seu tempo se ligando a fatores históricos e sociais, e tendo seu surgimento relacionado a transformações na estrutura da sociedade e na maneira de pensar e abordararealidade.
Em sua obra é possível encontrar os elementos que foram marcantes para o surgimento da sociologia. Como a Revolução Industrial, Revolução Francesa e Revolução Cientifica, estes trêsmarcoshistóricos trazem acontecimentos de ordem econômica, ordem politica e ordem cultural que mudaram totalmente a visão de mundo e deram inicio a realidade em que vivemos atualmente.
EduardoSellrelaciona estes acontecimentos aos primeiros estudiosos a responderem estas questões que tanto afligiram a sociedade na época, estes autores foram Marx, Durkheim e Weber, destacando a importânciadestespensadores como grandes interpretes do mundo moderno, que segundo ele, buscavam explicar as diferenças do mundo moderno com a sociedade do passado e entender os motivos destas mudanças.Marx,Durkheim e Weber baseavam suas interpretações, sobre três problemáticas fundamentais, que eram as características da sociedade tradicional, os fatores de mudança da sociedade e as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sociologia e sociologias
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia
  • Sociologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!