Linda

Páginas: 7 (1642 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2013

Centro Univercitario Mauricio de Nassau
Aluna: Jésua da Silva Ferreira
Prfº Jorge Gomes
8º período – manhã



Exercício


A família na pré- História

O Paleolítico é o primeiro e o mais extenso período que conhecemos da historia da humanidade. Neste período surgiram os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno. Outro períodofoi o Mesolítico que foi a transição entre o Paleolítico e o Neolítico teve inicio a cerca de 10.000 a.C e teve fim quando a temperatura global ficou mais amenizada e o ser humano consegui desenvolver a agricultura , por volta de 6.000 a .C , já no período Neolítico, o homem deixou de depender da caça e da recolha e passou a viver da agricultura e da criação de animais.

A vida em Família

Avida difícil das comunidades desta época obrigava-o a desenvolver uma organização social que tinha a divisão de tarefas de base. As mulheres asseguravam o cuidado das crianças e a recolha de alimentos e os homens dedicavam se a pesca e a caça.
A caça fornecia carne para a alimentação, peles para fabrico de vestuário, construção de tendas e fornecia também matérias- primas como chifres, ossos edentes a partir dos quais se produziam instrumentos.
A vida social a caça contribuiu para união dos elementos do grupo, pois era uma atividade fundamentada a subsistência, proporcionou o convívio a volta da fogueira entre os elementos do grupo e o desenvolvimento da linguagem.

Idade Antiga

Foi a Antiga Roma que sistematizou normas severas que fizeram da família uma sociedade patriarcal. Afamília romana era organizada preponderantemente, no poder e na posição do pai, chefe da comunidade. O pátrio poder tinha caráter unitário exercido pelo pai. Este era uma pessoa sui júris, ou seja, chefiava todo o resto da família que vivia sobre seu comando, os demais membros eram alini júris. A família era, simultaneamente, uma unidade econômica, religiosa, política e jurisdicional.Inicialmente, havia um patrimônio só que pertencia à família, embora administrado pelo pater. Numa fase mais evoluída do direito romano, surgiam patrimônios individuais, como os pecúlios, administrados por pessoas que estavam sob a autoridade do pater.

Idade Média

A família era definida pelo casamento, sendo este o motivo que levaria a constituição da família, o que aconteceria através de arranjoentre familiares, mais precisamente dos pais, levando em conta o dote, e o estatus social. Os noivos não apoiavama sobre a “escolha”, só se conheciam no dia casamento tornando-se então família, juntamente com os filhos que viriam sendo estes um objeto ou utensilio.
Todo relacionamento desta época é estabelecido sobre o modo familiar: os dos senhores comeus vassalos, os dos mestres com seusaprendizes, todos se fundamentam no estabelecimento de um contrato entre iguais. Senhores e mestres estão em posição superior apenas circunstancialmente; em essência, são todos iguais entre si. Isto se reforça ainda mais pelo fato de o vassalo de um determinado senhor poder ter seus próprios vassalos sendo, por sua vez, senhor dos mesmos. Todos, entretanto, fazem parte de uma mesma família, tanto em umsentido mais concreto – os aprendizes moram com os mestres e participam de sua vida familiar; vassalos com freqüência comem à mesa de seus senhores quanto em um sentido mais abstrato, porém igualmente presente: são todos irmãos em Cristo, integrantes da grande família que é a Cristandade.
A idade Medial era uma sociedade marcada pelo individualismo, o homem é que contava; ele era o chefe dafamília, o proprietário de sua mulher e filhos, como se estes fossem um bem que lhe pertencia pessoalmente, e sobre os quais ele tinha poderes mais ou menos ilimitados. Sua mulher e seus filhos lhe eram inteiramente submissos e guardavam um estado de eterna menoridade. Enquanto estivesse vivo, até mesmo seus netos e bisnetos lhe deviam obediência direta, mais que a seus próprios pais.

Idade Moderna...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • EU SOU LINDA
  • Linda
  • Linda
  • Linda
  • linda
  • linda
  • linda
  • Eu sou linda!

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!