LIDERAN A

Páginas: 9 (2192 palavras) Publicado: 12 de março de 2015
LIDERANÇA
A liderança no campo da psicologia social e do comportamento organizacional tem sido temas de diversas pesquisas, desde a década de 30. Embora houvesse muitos livros e artigos ilustrados a boa liderança antes desse período, tais obras eram teorias filosóficas ou sugestões com pouco ou nenhum dados para sustentar seus pontos de vistas.
De acordo com Bergamini (1994, p. 88) o conceito deliderança pode variar de autores e dentro das organizações podem ter alguns significados diferentes, "constata-se que a maior parte dos autores conceitua liderança como processo de influência de um individuo sobre outro individuo ou grupo, com vistas à realização de objetivos em uma situação dada".
Segundo Maximiano: (2008, p.277)
Liderança é o processo de conduzir as ações ou influenciar ocomportamento e a mentalidade de outras pessoas. Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores. A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar uma finalidade especifica é um líder.
O líder vai adaptar seus estilos de liderança e seus valores de acordo com a situação ou o grupo. Fiedler (apud BERGAMINI, 1994, p.52) afirma que:
A liderança é, por definição,um relacionamento interpessoal, no qual poder e influencia são desigualmente distribuído de tal forma que uma pessoa seja capaz de dirigir e controlar os seus próprios. Em tal relacionamento, entre líder e seus membros, a personalidade do líder está pronta para determinar, em grandes parte, a medida em que ele pode influenciar o comportamento do seu grupo.
Para Kwasnicka (1989, p.99) “A liderançaestabelece objetivos, porém ao fazê-lo, leva em consideração o que já foi previamente determinado pela organização”.
Hemphill & Coons (1957, p.7) afirma que: “Liderança é o comportamento de um indivíduo quando está dirigindo as atividades de um grupo em direção a um objetivo comum”.
Segundo Janda (1960, p.35) liderança é: “um tipo especial de relacionamento de poder caracterizado pela percepçãodos membros do grupo no sentido de que outro membro do grupo tem o direto de prescrever padrões de comportamento na posição daquele que dirige, no que diz respeito à sua atividade na qualidade de membro do grupo”.
Tannenbaum, Weschler & Massarik (1961, p. 24) afirma que a liderança é “uma influência pessoal, exercida em uma situação e dirigida através do processo de comunicação, no sentido doatingimento de um objetivo específico ou objetivos.”
Stogdill (1974, p.411) estabelece que a liderança é “o início e a manutenção da estrutura em termos de expectativa e interação.”
Para Katz & Kahn (1978, p. 528) Liderança é “o incremento da influência sobre e acima de uma submissão mecânica com as diretrizes rotineiras da organização.”
Segundo Rouch & Behling (1984 p.46) liderança é “o processode influenciar as atividades de um grupo organizado na direção da realização de um objetivo.”
De maneira geral, a liderança é uma atividade que está diretamente ligada às pessoas. E, que para o trabalho seja desenvolvido de acordo com os objetivos propostos pelo líder, é fundamental que haja uma relação muito grande de confiança entre os envolvidos. Porém, para adquirir essa confiança, o líder devese entregar ao desenvolvimento pessoal, de forma que busque continuadamente a atualização e qualificação, pois quando for exigida alguma de suas habilidades, ele deve estar preparado para demonstrar a sua competência.
Segundo Robbins (2007, p. 400) “líderes competentes não permanecem competentes para sempre. As habilidades se deterioram e podem se tornar obsoletas”. Sendo as pessoas que conduzeme impulsionam os negócios, é imprescindível que as organizações promovam capacitações e as vejam como investimento e não como despesas.
Líder, chefe, comandante, autoridade, são algumas das primeiras palavras que nos ocorrem quando pensamos em liderança. É comum, também, sermos tentados a entender que liderar é tarefa daquelas pessoas com QI elevado, mais autoconfiantes, ou ainda aquelas que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • LIDERAN A
  • Lideran A
  • Lideran A
  • Lideran A
  • Lideran a
  • LIDERAN A
  • Lideran A
  • A LIDERAN A

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!