licenciatura

Páginas: 13 (3212 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Idade Média, Idade das trevas, são duas palavras que até os dias de hoje são ligadas por serem, na visão de alguns historiadores e livros didáticos, sinônimos, pois se diz que nesse período nada se desenvolveu, que se acrescentasse positivamente para evolução de nossa sociedade nos dias de hoje, e claro tudo isso porque costuma-se dizer que a igreja reprimiu a arte, literatura e a ciência paranão perder as rédeas dessa “carroça”que era a Europa.
De certa forma essa repressão ocorreu, mas não de forma radical, na verdade a pintura, a literatura e também as ciências se desenvolveram, mas claro dentro da filosofia da época que era muito religiosa, vemos isto nos afrescos nas igrejas, nos vitrais, nos livros de contos, e além disso, tivemos a criação de universidades, o avanço da medicinaentre outros. Mas como citado acima, todo esse desenvolvimento estava fora do alcance da maioria da população que dessa forma se apegam ao sagrado para explicar os acontecimentos do cotidiano.
Para entendermos como uma instituição religiosa conseguiu dominar uma sociedade por tanto tempo (cerca de mil anos), devemos fazer uma breve busca num passado mais distante, devemos analisar seus costumes,organização social e política. O homem desde os primórdios procurou explicações para os fenômenos naturais, e claro sem a presença de tecnologia e a ciência, buscava no imaginário, respostas para todos esses fatos.
O fato de não poderem controlar tais fenômenos, os levam a acreditar em um ser supremo que, indiferente a vontade humana, realiza suas ações conforme sua vontade.
Avançando um poucomais na história vemos a Antiga Grécia sair de um sistema extremamente religioso para, com os pensadores da época, partirem para pensamentos mais racionais com relação aos acontecimentos do cotidiano, afinal nascia a Filosofia e também porque as ciências e as artes estavam em plena ascensão.
Mas com a queda do Império Romano no século V, que por sua vez haviam conquistado os gregos, todo essedesenvolvimento se perdeu, e a igreja católica, que havia se formado dentro de Roma, consegue, mantendo suas tradições, sobreviver a essas mudanças e passa, durante um período de incertezas, oferecer o que era necessário para aquela sociedade, respostas para o que reservava o futuro, que após estar sobre o domínio de Roma, estava desorganizada e sem regras.
A Idade Média tem duas característicasmarcantes: o feudalismo, iniciado por Carlos Magno, no século VIII, onde quem mandava eram os nobres(suseranos e vassalos) sustentados pelo trabalho dos camponeses(servos), e cada um possuía sua própria moeda, apesar da maioria das transações serem a base de troca, tinham seu próprio exército, produziam todos os alimentos necessários á todo o feudo, com exceção do sal que vinha de fora, produziamtambém ferramentas. Não havia um poder centralizado e o rei tinha um papel meramente representativo. O Teocentrismo era o modelo político e social, sendo Deus o centro do universo e o Geocentrismo, o modelo astronômico, sendo a Terra o centro do universo.






Mas afinal até onde a igreja é responsável por toda essa mentalidade religiosaque invadiu a Europa, desde a criação dos feudos e enfraqueceu com o renascimento no século XVI. Podemos dizer que nesse período nada se desenvolveu? Até que ponto a igreja interferiu no processo de desenvolvimento durante a Idade Média?
Após o fim do Império Romano do Ocidente em 476 d.C., tivemos o inicio de outro império, dessa vez com os germanos no poder. Os germanos eram povos bárbaros,provenientes de várias partes da Europa, principalmente da Germânia, atual Alemanha. Esse novo império não absorveu toda a cultura, o legado deixado pelos romanos, sendo assim, muito dessa rica cultura se perdeu.
Temos a partir daí, a divisão da Europa em pequenos territórios, esboçando o que viria a ser os feudos. Sistema este que perduraria até meados do século XV.
Neste artigo irei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Licenciatura
  • licenciatura
  • Licenciatura
  • Licenciatura
  • Licenciatura
  • licenciatura
  • licenciatura
  • LICENCIATURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!