Licenciatura em Física - A ELABORAÇÃO DE UM JORNAL DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA, COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM

456 palavras 2 páginas
A elaboração de um Jornal de Divulgação da Ciência, como instrumento de aprendizagem.

Lara Stróligo de Oliveira Martins1, Milena Viana Cavalcanti de Lima1, Marilia Paixão Linhares2, Maria Priscila Pessanha de Castro 2

1Bolsista PIBID, Curso de Licenciatura em Física, UENF
2Orientador PIBID, Laboratório de Ciências Físicas, UENF
Email: milenaavcl@gmail.com

A proposta de elaboração e distribuição de um jornal à alunos do Ensino médio, denominado como PIBID Informa faz parte de uma das vertentes do projeto Pibid UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) do subprojeto que tem por objetivo a divulgação da Ciência e tecnologia no ambiente didático, desta forma o Jornal tem como intuito para contribuir com a aprendizagem de Ciências nas Escolas Estaduais participantes do projeto PIBID /UENF do município de Campos dos Goytacazes. Em março de 2013 foi desenvolvida a primeira versão online através de um blog, para que obtivéssemos um maior alcance na divulgação do Jornal, nessa versão criada foram apresentados dados e referências de artigos e trabalhos que contribuem para o crescimento educacional de cada aluno ou pessoa envolvida.

A elaboração do jornal é realizada por representantes dos bolsistas do Pibid das seguintes áreas: Biologia, Física, Matemática, Pedagogia e Química. A interdisciplinaridade é colocada em destaque para que a elaboração do Jornal seja feita a partir de um tema que possa ser discutido por todos os bolsistas envolvidos. Os conteúdos abordados no jornal são apresentados através de artigos publicados revistas científicas por professores e profissionais da área e a distribuição é feita mensalmente nas escolas participantes do projeto. Além disso, o jornal traz experimentos que podem ser realizados em casa para incentivar o aluno a realizar experimentos que auxiliarão o estudante a compreender melhor as teorias da Ciência. Ao mesmo tempo, curiosidades sobre a Ciência e dicas de eventos culturais estão presentes nas edições.

Relacionados