trabalho de biologia

Páginas: 2 (333 palavras) Publicado: 28 de julho de 2014
Questões do livro de Biologia - Capítulo 6

Questões do livro “LINHARES, Sérgio e GEWANDSZNAJDER, Fernando. Biologia hoje. São Paulo: Ática, 2010.”

Capítulo 6

Briófitas e pteridófitasPágina104

Compreendendo o texto

1. Um estudante afirmou que as briófitas não se libertaram completamente da água. Com base nos conhecimentos adquiridos neste capítulo, justifique a afirmaçãodoestudante.

O estudante provavelmente se referiu ao fato de que as briófitas dependem da água para que ocorre a fecundação por parte do anterozóide, que possui flagelos e nada até a oosfera.

2.Queestrutura presente no corpo das pteridófitas permitiu às espécies do grupo atingirem, em geral, maiores alturas do que as briófitas?

Os vasos condutores de seiva, pois o transporte desubstânciasentre as células, nas briófitas, era realizado por difusão, processo muito lento.

3. O esquema a seguir ilustra o ciclo reprodutivo de dois grupos de plantas: briófitas e pteridófitas. Examine-oeresponda às questões.



a) Que células estão representadas pelas letras a, b e c? Quais dessas células são haploides (n) e que informações lhe permitiram chegar a essa conclusão?Estãorepresentadas pelas letras a, b e c, respectivamente, um gameta (que pode ser a oosfera ou o anterozóide), o zigoto e um esporo. Dentre essas células, as haploides são o gameta o esporo, pois, no cicloreprodutivodas briófitas e pteridófitas, a meiose ocorre na produção de esporos, logo, como na meiose, uma célula 2n dá origem a quatro células n, o esporo é haploide. Como germina a partir de mitoses(nasquais o número cromossômico se mantém), produz um indivíduo haploide. Os gametas produzidos por esse indivíduo por mitoses serão também haploides, e o zigoto produzido pela fecundação de doisgametas,diploide.

b) No que diz respeito à função, que diferenças existem entre os tipos de células haploides do esquema?

Enquanto o esporo tem como função germinar e dar origem a um indivíduo......
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de biologia
  • Trabalho de biologia
  • Trabalho de biologia
  • Trabalho de biologia
  • trabalho de biologia
  • Trabalho de Biologia
  • trabalho de biologia
  • Trabalho de Biologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!